Atualizado em: 28 fevereiro 2011

Conta bancária eletrônica sem cobrança de tarifas

Conta bancária eletrônica sem cobrança de tarifas

A partir de amanhã (01), os bancos estão autorizados pelo Conselho Monetário Nacional (CNN), a oferecer aos clientes uma conta bancária sem cobrança de tarifas. A nova conta eletrônica seria movimentada somente pela Internet, caixa eletrônico ou celular.

publicidade:

O cliente ainda poderá usar os recursos de uma conta normal, como o guichê do caixa, atendimento eletrônico com intervenção humana ou algum correspondente bancário. Porém, quando isto acontecer, a tarifa será cobrada.

De acordo com o Banco Central, a conta eletrônica visa promover a inclusão financeira em todos os níveis. Os bancos poderá decidir se oferecem o serviço para os atuais clientes sem cobrança, porém a cobrança de cadastro para novos clientes, opcionalmente, está autorizada pelo BC, o que naturalmente, será levado em conta pelas instituições que visam o lucro.

Como sempre acontece, os bancos escondem os serviços que geram pouco ou nenhum lucro para seus cofres, pelo que, os consumidores devem ficar bem atentos aos produtos que são obrigatórios pelo BC e exigir seus direitos, inclusive a nova conta eletrônica.

O Banco Central divulgou as novas tarifas para os cartões de crédito que deverão entrar em vigor a partir de 1º de julho. Para os contratos formalizados a partir de então, os bancos só poderão cobrar cinco tarifas, referentes a anuidade, emissão de segunda via do cartão, uso para saque, no pagamento de contas e no pedido de avaliação emergencial no limite de crédito. Para os contatos anteriores àquela data, essas regras só começam a valer em 1º de junho de 2012.

Via Agência Brasil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook