Atualizado em: 14 abril 2015

Lucro Presumido - Conceito

Informações sobre Lucro Presumido, seu conceito e quando é usado. Como realizar seu calculo e quais são os períodos e formas para pagamento por pessoas jurídicas.

Economia sempre é meio complicada e difícil de entender. Na verdade, só parece difícil, mas claro que pra quem trabalha e convive com a economia sabe como tudo funciona. Muitos cálculos são necessários para entender a economia e saber sua função. O importante é começar pelos conceitos, para poder entender do resto e de tudo na prática. Existem alguns conceitos que nem todo mundo entende, como o Conceito de Lucro Presumido por exemplo. Por isso, nossa função é trazer informações e esclarecer muitas coisas que são difíceis de entender.

publicidade:

Lucro Presumido

O lucro presumido é uma forma de tributação simples que determina do calculo do imposto de renda de pessoas jurídicas que não são obrigadas à apuração do lucro real, ou seja, as empresas que não são obrigadas a apurar seus lucros através do lucro real, podem utilizar a opção de lucro presumido. Para isso, as empresas devem preencher dois requisitos, o limite de faturamento e diante de atividades impedidas, não se enquadras. Dentre essas empresas, estão: os bancos comerciais e de investimentos, corretoras de títulos, previdência privada aberta, empresas de factoring, empresas que usufruam de benefícios fiscais, empresas que tenham rendimentos provenientes do exterior e empresas que exploram compra, venda e loteamento de imóveis.

Pagamento

Uma vez optado pelo regime de tributação no lucro presumido o pagamento será manifestado da primeira a única quota do imposto, correspondente ao primeiro período de apuração de cada ano, de acordo com o calendário. A partir do momento em que a empresa não se enquadra mais no sistema de tributação pelo lucro presumido, haverá sua saída do sistema.

O imposto de renda deverá ser pago nas agências bancárias integrantes da rede arrecadadora de receitas federais, sendo pago em quota única, até o ultimo dia útil do mês subsequente do encerramento da apuração. Além disso, nenhuma quota deverá ser inferior a R$1.000,00 e os impostos com valores inferior a R$2.000,00 serão pagos em quota única. Chega de problemas com lucro presumido. Agora você poderá calcular tudo certo, sem problemas de entendimento.

 

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook