Atualizado em: 24 janeiro 2013

Como são feitos e calculados os reajustes dos alugueis

Saiba como são feitos e calculados os reajustes dos aluguéis, baseando-se pelo IGP-M.
Você Sabia?
"Luvas" é o nome dado ao valor adiantado pago pelo inquilino ao locador ou sublocador, reservadamente, para assinatura de contrato de locação, além do aluguel mensal.

reajuste-aluguelMuitos brasileiros ainda hoje vivem de casas de aluguel. Contudo, ficam sempre com muitas duvidas quando o assunto é o reajuste que o mesmo sofre, subindo um pouco a cada ano. Desde o ano de 2009, quando houve uma queda, esses valores têm sido cada vez menores. Para saber o que fazer com o seu reajuste, a primeira dica é dar uma olhada no contrato e ver qual o índice que será usado para que o reajuste seja então calculado.

Normalmente, é comum que os reajustes sejam anuais somente. Índices como IPC que é medido pela Fipe e também o INPC que é medido pelo IBGE também podem ser usados para parâmetros. Há ainda contratos que escolhem dois ou até três itens, especificando que valerá aquele que for maior no momento.

publicidade:

Veja um modelo de recibo de adiantamento de aluguel

O reajuste tem como normalidade acontecer uma vez por ano, sempre no mesmo mês em que o contrato fora assinado.

Outra dica importante é que você, consumidor e locador do imóvel fique sempre de olho no índice que está sendo divulgado pela mídia, assim você consegue acompanhar de perto, sabendo o índice usado e ver se o calculo esta sendo de maneira correta. O percentual utilizado nada mais é do que o acumulo de 12 meses de inflação. Exemplo: se você teve o seu reajuste em novembro, provavelmente terá o valor reajustado pelo IGP-M até o mês de outubro.

Cálculo simples
Para calcular para quanto será seu aluguel é muito simples: comece com o numero 100 e some a ele o número do IGP-M. depois, multiplique o numero encontrado dessa soma pelo valor do seu aluguel atual. Tendo feito isso, divida por 100 e chegará ao novo aluguel a ser cobrado. Exemplo: se alguém pagava R$ 500 reais de aluguel e o IGP-M for de (-172%), passará a pagar R$ 491,40.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook