Atualizado em: 9 maio 2017

Como fazer um Financiamento Imobiliário

publicidade:

Todo mundo tem o sonho de conquistar a casa própria e sair do aluguel. Esse é um objetivo para longo prazo, e exige muita paciência e disciplina financeira. Entretanto existem meios que nos ajudam a realizar esse sonho, e pensando nisso resolvi criar esse artigo de Como Fazer Um Financiamento Imobiliário. Imagina que você quer comprar uma casa, ou um apartamento (qualquer imóvel). Porém você não tem o dinheiro total para fazer isso. Uma solução é recorrer ao Financiamento Imobiliário que são feitos através de um banco.

Resumidamente, o banco paga o total do valor do imóvel ao proprietário. E você, que está comprando, fecha um contrato onde vai pagando parcelas mensais.

publicidade:

Mas o imóvel fica no nome de quem?

publicidade:

Tenho certeza que agora surgiram várias dúvidas como essa na sua cabeça, mas fique tranquilo que vou esclarecer todas elas. Dediquei esse artigo para explicar 4 tópicos para você.

  • Como Fazer Um Financiamento Imobiliário;
  • Tipos de Financiamento;
  • Dicas Para Conseguir Um Financiamento;
  • Simuladores.

Como Fazer Um Financiamento Imobiliário

Respondendo a primeira pergunta, o imóvel fica no seu nome mesmo. O Banco só realizará o financiamento e você deverá cumprir com suas parcelas.

Mas eu posso negociar o imóvel enquanto pago as parcelas ao banco?

Não! O imóvel não poderá ser negociado enquanto você paga essas parcelas. A não ser que na negociação de venda, você já quite toda sua dívida com o banco.

Um fator que é necessário ter atenção são as condições de pagamento que você vai fazer. Diversos bancos oferecem financiamento, e o que realmente diferencia são essas condições.

É necessário estar atento as taxas de juros, duração deste contrato e quanto do valor do imóvel pode realmente ser financiado.

E como eu faço esse financiamento imobiliário?

Não é algo tão complexo, mas existe uma certa burocracia. Primeiramente vá até sua agência, converse e negocie com seu gerente a liberação desse crédito para comprar sua casa.

E quais são os documentos necessários?

No primeiro momento, serão necessários:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de renda.

Todos esses documentos precisam ser o original e uma cópia também.

Caso você for autônomo, pode comprovar renda com a declaração do Imposto de Renda. Ou até mesmo o recibo dos serviços prestados.

Vale ressaltar que as parcelas que você vai acordar com o banco não pode passar 30% da renda total da família. Por isso, é necessário entregar o comprovante de renda tudo certo.

Após os documentos entregues, é feita uma análise cadastral para saber se seu nome está no SERASA ou no SPC. Não havendo nenhuma restrição, o dinheiro é liberado.

Agora já posso comprar então minha casa?

Não! O próximo passo é o banco (por meio de uma empresa) fazer a avaliação do imóvel que deseja comprar. Após isso, é feito o contrato e assinado por todas as partes. Esse documento precisa ser registrado no cartório. Dica: Veja essa casa à venda em Barueri!

Tipos de Financiamento

Existem alguns tipos de financiamento que você pode fazer, e abaixo vou explicá-los:

  • Financiamento pelo FGTS: Nesse tipo, só podem participar pessoas com uma determinada renda familiar (esse limite varia periodicamente). As taxas de juros cobradas são mais caras que a do SBPE;
  • Financiamento pelo SBPE: Para conseguir através do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, não existe limite de renda. Entretanto os juros podem ultrapassar até 12% ao ano;
  • Construtoras: Uma outra opção é fazer diretamente com as construtoras. Elas são mais flexíveis para a negociação, entretanto existe um risco maior. Isso acontece pois as construtora vão intermediar e pegar esse crédito com um banco. Caso a empresa venha falir, corre o risco de você perder seu imóvel.

Dicas Para Conseguir Um Financiamento

Abaixo vou listar algumas dicas para conseguir esse crédito:

  • Abra uma conta no banco que deseja fazer o financiamento: Com sua movimentação lá, o banco sabe o quanto entra e sai e se você costuma cumprir com seus contratos. Tudo isso é fator de análise;
  • Deposite no banco todo o dinheiro que você ganha;
  • Para quem é trabalhador informal, abre sua empresa como MEI. Isso vai te ajudar na análise de crédito, além de você conseguir alguns benefícios;
  • Não tenha restrições em seu CPF;
  • Use sites especializados em financiamentos imobiliários: Isso vai te ajudar muito, pois você vai ter um atendimento especializado que vai reencaminhar seus documentos para diversos bancos.

Simuladores

É possível fazer uma simulação online do financiamento. Vou citar abaixo alguns sites de bancos que te ajudarão nisso. Basta clicar no link que você será encaminhado ao site oficial.

Caso você ainda tenha alguma dúvida de Como Fazer Um Financiamento Imobiliário, deixe sua pergunta nos comentário que iremos responder o mais breve possível.

Compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook