Atualizado em: 12 agosto 2010

CDB pré-fixado – Vantagens e desvantagens

O Termo CDB é uma abreviação para Certificado de Depósitos Bancários. O mesmo é caracterizado como um dos principais títulos que podem ser emitidos por Bancos como um todo. Seu principal objetivo é captar recursos de investidores (pessoas físicas e jurídicas não financeiras) através da rede de agências.

publicidade:

Para adquirir um Certificado de depósito bancário (CDB), basicamente, é necessário ter uma conta corrente em um banco, habilitar o módulo financeiro da sua conta corrente e ativar a conta investimento. Existem 3 possibilidades de CDB: Pré-fixado, Pós-fixado e com Swap.

CDB pré-fixado

O CDB pré-fixado são títulos que não possuem um prazo mínimo, não podendo ter os seus vencimentos em sábados, domingos ou feriados. A rentabilidade destes títulos é determinada no momento da aplicação, logo, você saberá previamente quanto irá receber no vencimento.

CDB pós-fixado

O CDB pós-fixado é oferecido pelos bancos com a possibilidade de ter ou não uma liquidez diária. Os mesmos rendem de acordo com o desempenho de indicadores como o CDI (Certificados de Depósitos Interbancários) ou a TR (Taxa de Referência).

CDB com Swap

São títulos que podem ser negociados através de uma remuneração que pode ser pré ou pós fixada levando em consideração indicadores como a Taxa Selic, Taxa Cambial e o próprio CDI.

Vantagens

  • Possibilita ao investidor saber desde o início qual será o retorno do seu investimento;
  • Por se tratar de renda fixa, é um fundo conservador de baixo risco;
  • O imposto de renda sobre o CDB é regressivo de acordo com o tempo que permanecer com o título;
  • Essa modalidade de investimento é garantida pelo FGC (Fundo Garantido de Crédito) até o valor de R$60.000,00;
  • Em algumas instituições, é disponibilizado para o cliente mesas de investimento que auxiliam como investir em CDB’s para que possam atender suas expectativas.

Desvantagens

  • Caso você precise do dinheiro antes do prazo do seu contrato, perderá cerca de 96% do rendimento devido ao imposto sobre operação financeira (IOF);
  • Se a instituição financeira não for sólida, você, investidor, corre o risco de perder dinheiro;
  • Fazer uma análise errada e comprar em um momento errado, deixando de lucrar com os juros.

Caso tenha vontade de investir em CDB, dê preferência a instituições sólidas, pois com elas você terá mais garantias. E não esqueça de que é preferencial ter uma menor taxa de juros e evitar riscos desnecessários.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook