Brics: O que é e quais países fazem parte?

Grupo que une os Países Emergentes e em crescimento formam a Brics. (divulgação)

Um dos blocos econômicas mais fluentes no Mundo, leva varias alternativas aos membros fundadores. A Brics é um grupo político de cooperação entre 5 países emergentes. Ela auxilia economicamente a esta união para que esses países possam se desenvolver mais e mais a cada dia.

Entenda melhor

Economicamente falando, Brics é um acrônimo que relaciona países fundadores e membros do grupo, que juntos formam uma potencia mundial, idêntica a União Européia ou o G7.

A Associação ao comercio formal com os indicadores dos países, procura reforçar ainda mais esta aliança e assim converter em crescente um poder de econômico bem maior que o esperado. Antigamente ela era conhecida apenas como “Brinc”, mas no começo de 2011, ela ganhou a letra “S” pela união de outro pais, que foi oficialmente adicionado aos bons relacionamentos econômicos.

Países membros

Os países fundadores da Brics, e claro levam suas letras iniciais nas siglas são: Brasil, Rússia, Índia, China e agora a mais nova recente economia, a África do Sul que também se juntou e forma um grupo alternativo entre estes cinco países.

Varias fatores afirmam que a Rússia é a força mais poderosa por trás desta coligação. Mas um dos países que mais cresceram durante este tempo, foi a China que dobrou seu PIB e com uma relação mais amigável com alguns ministérios exteriores, alavancou demais suas estruturas econômicas.

A Brics aumenta a oportunidade de se influenciar comercialmente em diferentes continentes. A inclusão da África do Sul faz com que um novo campo seja aberto e na qual  a economia também possa ser um parceiro.