Atualizado em: 2 março 2011

Anac aprova fusão da TAM e Lan Chile

Anac aprova fusão da TAM e Lan ChileFoi aprovado pela diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), através de parecer favorável fusão da chilena Lan Airlines com a brasileira TAM.

Ambas as empresas vinham negociando desde agosto do ano passado, porém mesmo com o parecer favorável da Anac, ainda será necessário aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e dos órgãos chilenos com funções semelhantes aos nossos.

publicidade:

A assessoria da Anac adiantou que a decisão será publicada amanhã (3) no Diário Oficial da União sem dar maiores detalhes.

A TAM informou ter recebido informações favoráveis da Anac de forma não oficiosa, porém não foi notificada da decisão. Solange Vieira, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil não participou da reunião por estar passeando em viagem no Panamá.

De acordo com a legislação brasileira, pelo menos 80% do capital votante da empresa vão permanecer nas mãos de brasileiros. A TAM revelou anteriormente que ambas as empresas continuarão operando como antes. Difícil acreditar, afinal a fusão se dará por nada? De concreto, sabemos que juntas, as duas empresas atuarão em pelo menos 23 países.

Já pelas bandas da Cordilheira dos Andes, o processo de fusão não anda desde o começo deste ano. Uma organização que defende os interesses dos consumidores chilenos, chamada Conadecus (do espanhol, Associação Nacional de Consumidores e Usuários), entrou no circuito para verificar se a negociação afetará a livre concorrência.

As coisas devem começar a se movimentar no Chile a partir de hoje (2), quando o tribunal chileno retorna do seu parco recesso.

Via Agência Brasil

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook