Atualizado em: 24 janeiro 2011

Microsoft Security Essentials, um antivírus bom e grátis

microsoft-secutity-essentials

É quase uma loucura navegar na Internet sem antivírus, exceção aos usuários do Linux que sofrem pouco com estas ameaças, devido a extrema impopularidade deste sistema.

publicidade:

Desde os tempos em que o Norton era o rei absoluto dos antivírus, seguido pelo McAfee, muita coisa mudou. A pergunta que deve estar permeando seu cérebro enquanto lê este artigo, é: “qual o melhor antivírus?”. Infelizmente esta resposta é tão propensa a erros quanto previsões dos babalorixás no final do ano.

Empresas fabricantes de antivírus e produtores de vírus estão em constante guerra. Para você ter uma ideia, é normal que durante um único dia, um antivírus receba uma dezena de pequenas atualizações, portanto é uma guerra de gato e rato, bem ao estilo de Tom e Jerry, ou seja, sem fim.

Não vou me prender ao princípio de qual antivírus pega mais vírus, pois isso varia muito em poucos dias. Estou mais preocupado com a facilidade de uso pra pessoas leigas, que o programa seja gratuito e que não tenha propagandas o tempo todo.

Programas como o Norton, muitas vezes tem versões gratuitas, mas que enchem seu saco para comprar a versão paga com toda sorte de popups e alertas desagradáveis.

Gostaria de lhes apresentar a versão de antivírus que eu uso há anos, inclusive durante vários anos numa das maiores lanhouses do Brasil com 75 máquinas, que projetei, montei e gerenciei por cinco anos.

Estou falando do Microsoft Security Essentials, um antivírus gratuito, simples, intuitivo e que pode ser usado pela pessoa mais leiga. Quando ele detecta um vírus, surge uma caixa de diálogo sobre o relógio do computador com uma opção “limpar agora”. Basta clicar neste botão e seu computador ficará limpo antes do vírus ter a chance de infectar o PC. Sem perguntas desnecessárias, informações que ninguém entende, avisos de quarentena e outras baboseiras inúteis que vemos por ai.

Após instalá-lo, ele vai se atualizar e, dependendo da velocidade da sua conexão, isto pode demorar muito. Mas espere pacientemente. Esta é a única vez que ele se mostrará lento e necessitará da sua atenção. Te digo de cadeira: vale a pena”!

Baixe o Microsoft Security Essentials aqui

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook