Atualizado em: 17 agosto 2011

Manuscritos de Leonardo Da Vinci para iPad

A Biblioteca Britânica continua disponibilizando de forma cada vez mais ampla o seu acervo. Desta vez são alguns manuscritos de Leonardo Da Vinci, especialmente preparados para rodar no Apple iPad.

Manuscritos de Leonardo Da Vinci para iPad

Os fãs do filme “O Código Da Vinci” agora também podem ter acesso aos manuscritos do Códex Arundel, de Leonardo da Vinci, no tablet da Apple, fruto de uma iniciativa da Biblioteca Britânica ao continuar os lançamentos da sua série de “tesouros para e-book”.

publicidade:

O manuscrito italiano escrito com a característica de “escrita espelho” de Da Vinci  (com a mão esquerda e da direita para a esquerda), é uma coleção de notas, desenhos e tratados curtos sobre temas que vão desde a propriedade física da água, até descrições de um monstro marinho pré-histórico.

Os documentos individuais que dão forma ao Códex, datam de vários períodos da carreira de Da Vinci, e foram reunidos sob forma de volume encadernado após sua morte em 1519, em um processo que lembra o de produção da bíblia cristã.

“O iPad permite uma maior intimidade e compromisso, semelhante à leitura original e estamos muito satisfeitos em ser os primeiros a fornecer pleno acesso a alguns dos nossos maiores tesouros desta forma”, disse Frances Brindle, da Biblioteca Britânica, em Londres.

“A biblioteca está empenhada em maximizar o acesso a todas as suas coleções e, cada vez mais, as diferentes variedades de leitores digitais nos permitem fazer isso”, acrescentou.

Livros eletrônicos contam com uma tecnologia para virar a página que recria a experiência de ter o manuscrito em mãos, e permitem que os usuários acessem a profundidade de detalhes sobre as obras que estão vendo, incluindo interpretações escritas, em vídeo ou som. Veja no vídeo abaixo a experiência do leitor com o iPad.

A experiência do iPad

O “Atlas do Mercador” é um outro manuscrito importante que já está disponíveis para download.

O volume foi meticulosamente compilado à mão no século XVI pelo cartógrafo flamenco Gerard Mercator. O termo “atlas” foi usado para descrever uma coleção de mapas.

Outras obras serão compiladas para iPad

Os futuras obras que estarão disponíveis em alta definição para o iPad são “Aventuras subterrâneas de Alice”, a versão original de “Alice no País das Maravilhas” de Lewis Carroll, os manuscritos do Messias de Handel, e a Bíblia de Tyndale, a primeira bíblia impressa em inglês.

A Biblioteca Britânica espera que outros  75 títulos estejam disponíveis nos próximos dois anos, seja textos completos ou partes em destaques de obras notáveis.

E-books disponívels na App Store

Fontes: Ebook Treasures | It Grunts

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook