Atualizado em: 19 setembro 2011

Jogue online e ajude a encontrar a cura para a AIDS

Pesquisadores criam um jogo onde usuários "normais" podem contribuir para a cura da AIDS. Incrivelmente, progressos significativos foram conseguidos.

Jogue online e ajude a encontrar a cura para a AIDS

A comunidade científica passou mais de uma década tentando decifrar a estrutura de enzimas chamadas proteases retrovirais. Estas moléculas complexas desempenham um papel importante na forma como o vírus da Aids cresce e se multiplica. Conhecer sua estrutura, ajudaria a desenvolver drogas capazes de bloquear e impedir que o vírus realize o seu trabalho destrutivo no interior do hospedeiro.

publicidade:

No entanto, apesar de todos os esforços, os cientistas não fizeram avanços significativos, por isso eles decidiram criar um jogo chamado Foldit em que os jogadores competem e colaborar na construção de complexas estruturas moleculares. Incrivelmente, os modelos propostos pelos jogadores foram bons o suficiente para os pesquisadores, em poucos dias, pudessem determinar a estrutura da enzima.

Apesar de  todos os esforços da comunidade científica, a AIDS ainda não foi derrotada. É verdade que o progresso foi significativo e, em muitos casos, os pacientes infectados podem levar uma vida normal, mas uma vacina contra a Aids nunca chegou a ser desenvolvida. Os cientistas acreditam que o segredo pode estar em enzimas chamadas proteases retrovirais, moléculas complexas que desempenham um papel importante na forma como o vírus amadurece e se reproduz. Se de alguma forma conseguiram substituir essas enzimas, o vírus deixaria de ser mortal.

Cura da AIDS vira jogo

Mas alguém a ideia brilhante de converter esta pesquisa em um jogo online. Assim nasceu o Foldit , uma aplicação gratuita que permite aos jogadores colaborarem e competirem com outras equipes na construção de estruturas moleculares, tais como aqueles com a proteína. O doutor Firas Khatib, do Departamento de Bioquímica da Universidade de Washington, diz acreditar que o gênio humano possa ter sucesso onde os métodos automatizados falharam.

A aplicação Foldit foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Washington, juntamente com outras pessoas do laboratório Baker, e conseguiu atrair milhares de jogadores ao redor do mundo. Ao longo do jogo os jogadores, que começam em um nível básico chamado “Clash One Small “, progridem até o nível ” Reversão Rubber Band “.

Baixe o Foldit. Há versões para Windows, Mac e Linux.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook