Atualizado em: 25 junho 2011

Blender 2.58 disponível para download

Blender é uma alternativa livre a programas 3D profissionais cujos preços muitas vezes não são acessíveis para usuários que tem curiosidade de conhecer o mundo do desenvolvimento 3D

Blender 2.58 disponível para downloadA Fundação Blender lançou a segunda versão estável da série 2.5 do Blender (2.58), um software de modelagem, animação e  criação de gráficos tridimensionais (3D). O Blender é grátis, possui código fonte aberto, e é multiplataforma, possuindo versões para Windows, Mac OS X, Linux, Solaris, FreeBSD e IRIX.

Gostaria de lembrar que a série 2.5 começou em 2009, com a publicação das versões Alpha (2.50, 2.51 e 2.52). O projeto passou da fase beta no final de 2010 e início de 2011 (2.53 a 2.56). Em abril deste ano surgiu a primeira versão estável (2.57), recheada de melhorias, e agora temos o Blender 2.58 disponível para download.

publicidade:

Em agosto, de acordo com o planejamento da Fundação Blender será publicada a terceira e última versão estável (2.59), antes de se dedicarem a série 2.6.

As melhorias em relação à versão estável anterior são muitas, mais de 200 ajustes e correções para bugs que dão uma grande estabilidade a este excelente programa, cujo grande “tchan” é a interface de usuário completa, porém singular. Entre as novidades, se destacam as ferramentas Lock Camera e Painel View.

Blender é uma alternativa livre a programas 3D profissionais cujos preços muitas vezes não são acessíveis para usuários que tem curiosidade de conhecer o mundo do desenvolvimento 3D. Meu filho de 13 anos sempre quis desenvolver jogos e conseguiu fazer algo parecido com Counter Strike usando o Blender. Não sei se ele é meio gênio, se o programa é fácil de usar, ou os dois, mas como pai, fiquei orgulhoso do garoto.

Veja um vídeo em alta definição mostrando as capacidades do Blender.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook