Atualizado em: 29 abril 2011

Baixe o novo Ubuntu 11.04

O Unity, inicialmente lançado na versão do Ubuntu para netbooks, agora se torna a interface padrão. Sua principal vantagem é que maximiza o espaço na tela.

unity_11.04Com o nome Natty Narwhal, para muitos simplesmente “Natty”, esta nova versão do Ubuntu, a mais popular distribuição GNU/Linux, vem com várias atualizações, tanto na substância, como na forma. Já está disponível para download a versão final do Ubuntu 11.04 e vamos dar uma pequena visão das alterações em relação à versão anterior.

Quem quiser baixar a imagem do CD, vá aqui. Ou você pode usar a opção de testar o sistema no navegador sem precisar instalá-lo, seguindo este link. Claro que você pode testar o sistema a partir do CD de instalação do Ubuntu que permite seu uso sem a necessidade de instalação.

publicidade:

UBUNTU DESKTOP

A mudança mais notável é a interface Unity, que é a resposta da Canonical ao Gnome Shell. O Unity, inicialmente lançado na versão do Ubuntu para netbooks, agora se torna a interface padrão. Sua principal vantagem é que maximiza o espaço na tela. Entretanto, para aqueles que não estão totalmente acostumados a essa mudança, existe a possibilidade de usar o desktop Gnome e fazer o login clássico, mas esse recurso vai desaparecer na próxima versão do Ubuntu, a 11.10 Oniric Ocelot. Embora seja necessário uma placa de vídeo com aceleração 3D para seu funcionamento, há uma versão 2D desenhada para PCs com placas de vídeo modestas.

Em relação ao software, esta nova versão vem com o Linux kernel 2.6.38.2, navegador padrão Firefox 4, Libre Office 3.3.2 em lugar do OpenOffice.org e Banshee substituindo Rythmbox como player de música padrão. Alguns ajustes forem feitos no Centro de Software, que agora permite adicionar notas e comentários sobre os diferentes programas. Além disso, inclui melhorias para o Ubuntu One, a nuvem no estilo Dropbox, que permite sincronizar arquivos entre computadores e música com o Ubuntu e até mesmo Windows .

UBUNTU SERVER

O Ubuntu Server Edition traz um instalador melhorado. Integra a opção para criar nuvens privadas usando a infra-estrutura de nuvem pública da Amazon EC2. Também inclui uma amostra da tecnologia Cactus Openstack, que pode ser descarregado a partir dos repositórios do Ubuntu.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook