Atualizado em: 21 julho 2011

Aplicativos Java

Tratamos por Java a linguagem de programação desenvolvida originalmente por James Gosling na empresa Sun Microsystems, atual subsidiária da Oracle Corporation.

JavaNo ano de 1991 a Sun Microsystems deu início ao Green Project, que é conhecido como o berço do Java e que tinha como mentores Patrick Naughton, Mike Sheridan e James Gosling. O principal objetivo do projeto não era o de criar uma nova linguagem de programação, mas sim o de planejar a próxima “onda” do mundo digital. Há cerca de 20 anos atrás eles já pensavam na hipótese de que haveria uma convergência dos computadores com os equipamentos e eletrodomésticos comumente utilizados pelas pessoas no cotidiano. Nos dias de hoje isso não é nenhuma novidade, mas prever isso a 20 anos atrás foi sem dúvidas uma tarefa muito árdua e inteligente.

Os princípios envolvidos na criação da linguagem de programação Java foram que: a linguagem deveria ser simples, orientada a objetos e familiar; deveria ser robusta e segura; deveria ter arquitetura neutra e portátil; deveria ser executado com alta performance e deveria ser interpretada, threaded e dinâmica. Foi assim que surgiu a linguagem mais utilizada no mundo atualmente.

publicidade:

LogoA Linguagem

Tratamos por Java a linguagem de programação desenvolvida originalmente por James Gosling na empresa Sun Microsystems, atual subsidiária da Oracle Corporation. A linguagem foi lançada no ano de 1995 e foi tida como um dos componentes essenciais da plataforma Java da Sun Microsystems. A sintaxe da linguagem deriva muito das linguagens C e C++, porém possui um modelo de objeto mais simples e menos instalações de baixo nível. As aplicações Java são usualmente compiladas para bytecodes (arquivos de classe) que podem rodar em qualquer máquina virtual Java (JVM), independente da arquitetura.

Podemos destacar diversas características e fatores positivos a respeito da linguagem Java, porém devemos destacar os fatores primordiais e requisitos principais que levam o Java a ser a linguagem de programação mais utilizada no mundo atualmente, tais como a orientação a objetos, a portabilidade, os recursos de rede e a segurança. Além desses aspectos podemos citar ainda como vantagens da utilização da linguagem a facilidade de internacionalização, a simplicidade na especificação, o vasto número de bibliotecas, a facilidade de criação de programas distribuídos e multitarefa, a carga dinâmica de código e o gerenciamento automático da memória.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook