Atualizado em: 30 julho 2013

Versões e Adaptações de Romeu e Julieta

Além de Romeu e Julieta, William Shakespeare escreveu obras famosas como Hamlet, Rei Lear e Macbeth, portanto fique bem informado abaixo.
Você Sabia?
Que Romeu e Julieta, escrito há mais de 400 anos, é uma das mais importantes obras de amor entre dois jovens
Romeu e Julieta 4

O grande clássico de Shakespeare ganhará nova adaptação cinematográfica.

Romeu e Julieta é um clássico que há mais de cinco séculos vem encantando o público que encontra na obra de William Shakespeare uma das mais belas e trágicas histórias de amor de todos os tempos.

Sendo que a história conta sobre o amor proibido entre dois jovens na Verona renascentista, que termina com o suicídio de ambos.A obra de William Shakespeare, Romeu e Julieta teve diversas adaptações para o teatro e até versões sobre ela foram criadas.

publicidade:

Versões e Adaptações de Romeu e Julieta

1 –  Em 1935, John Gielgud realizou uma produção no Noël Coward Theatre onde ele era Romeu,  Peggy Ashcroft  era Julieta. e Laurence Olivier era Mercúrio, Sendo que Gielgud  tentou fazer sua encenação ficar o mais próximo possível das produções que eram feitas no teatro isabelino.

Já no Brasil a versão que merece destaque, é a de 1938, produzida no Teatro São Caetano, no Rio de Janeiro, que contava com um elenco formado por Antônio de Pádua, Paulo Ventania Porto e Sônia Oiticica. Sendo que esta peça se apresentou em  Londres, Alemanha, Madri, e no próprio Globe Theatre, onde a companhia teatral de Shakespeare realizou suas primeiras apresentações.

2 – Em 1947, a versão de Peter Brook marcou um estilo diferente de encenar Romeu e Julieta: ela se preocupava menos com o realismo, enquanto voltava sua atenção para adaptar uma produção que falasse diretamente com o mundo moderno.

3 – Em 1968, Franco Zeffirelli utilizou atores juvenis para atuarem no seu filme e  retirou cerca de um terço do texto da peça, para torná-lo mais acessível e adequado à sua produção

4 – Em 1986, a Companhia Real de Shakespeare colocou o enredo da peça numa Verona moderna, substituindo punhais e espadas por canivetes, os bailes e as cerimônias tradicionais por festas de rock, com Romeu cometendo suicídio com uma agulha hipodérmica.

5 – Em 1997, a Livraria Folger de Shakespeare, que possui uma vasta coleção impressa das obras de Shakespeare, produziu uma versão com o enredo num mundo suburbano, onde Romeu pula a churrasqueira do edifício de Julieta para encontrar-se com ela, e onde também Julieta descobre a morte de Tebaldo quando estava na sala de aula, na escola

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook