Atualizado em: 14 fevereiro 2012

Valentine's Day - Dia dos Namorados e de São Valentim

14 de fevereiro é o dia de celebrar o amor em diversos países do mundo. O Valentine's Day é o dia do namorados, que no Brasil comemora-se em 12 de junho, já o santo é homenageado por todos os devotos
Você Sabia?
São Valentim é um santo das igrejas católicas e orientais que também é lembrado na data, nos países em que há devoção ao santo as duas comemorações acontecem no mesmo dia.
Valentine's Day

Valentine's Day: O dia dos namorados comemorado em vários países (Foto: Divulgação)

O amor está no ar em diversos países, pois hoje se comemora o Valentine’s Day, o conhecido dia dos namorados aqui no Brasil, porém a única coisa que muda é o dia da comemoração, que aqui é no dia 12 de junho. Quanto ao sentimento, a alegria de estar ao lado pessoa amada, o prazer de presentear, isso não muda em nenhum lugar do mundo.

Conforme conta a história, a expressão Valentine’s Day surgiu para homenagear um bispo romano que foi contra a uma decisão do então imperador da época, Cláudio II. O imperador queria que os homens de seu império se alistassem e combatessem durante a guerra, porém ele acreditava que os solteiros iriam segui-lo com mais facilidade, não pensando em mulher, filhos e tudo o mais que a formação da família agrega.

publicidade:

Cláudio II proibiu o casamento e o bispo Valentim sequer deu ouvidos a ele. A partir daí os casamentos eram celebrados em segredo, mas esse ato foi descoberto, o bispo preso e condenado à morte. Durante sua prisão, os jovens que o admiravam muito iam até lá para jogar flores e bilhetes em sua cela, sempre dizendo que independente de tudo eles ainda acreditavam no amor.

A história ainda se prolonga, pois entre um desses bilhetes jogados à celas de Valentim, um era o de uma jovem cega, filha do carcereiro, por quem mais tarde o bispo de apaixonou . O nome dela era Astérias, a qual conseguiu com que o pai permitisse que visitasse o encarcerado, e como se por um milagre a moça volta a enxergar.

Valentim era tão romântico que escreveu uma carta endereçada a sua amada e assinou como “seu Valentim”, ele  foi decapitado no dia 14 de fevereiro. A partir de então, para homenagear não só essa história de amor, como também Valentim instituíram esse dia para celebrar o amor.

Como estão comemorando o Valentine’s Day em várias partes do mundo

Bagdá

As ruas de Bagdá estão cheias de opções para presentear a pessoa amada no Valentine's Day (Foto: Terra)

Filipinas

Casal comemora de maneira bem exotérica o Valentine's Day nas Filipinas (Foto: Terra)

Austrália

Australianos solteiros encontram-se no topo da Torre de Sidney em comemoração ao Valentine's Day (Foto: Terra) (Foto: Terra)

Hong kong

Casal vai até escultura de coração e homem mostra tablet com o escrito "eu te amo" (Foto: Terra)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook