Modificado em: 20 julho 2010

Todas as notas de violão

A guitarra clássica, também conhecida como violão (em Portugal a denominação mais comum é viola), é uma guitarra acústica com cordas de nylon, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita.

O corpo é oco e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado.

As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão.

A sua configuração moderna e desenho foram confeccionados na Espanha. Presente hoje em quase todos os gêneros musicais populares, sua abrangência só se compara à do piano.

Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução.

Agora iremos falar das notas do Violão!

  • Notas musicais

São sons tonantes organizados em uma escala muito conhecida; DÓ, RÉ, MÍ, FÁ, SOL, LÁ e SÍ.

Estas são as famosas notas musicais básicas. Executar uma música é, portanto, selecionar estas notas numa melodia.

  • Sustenido e Bemol

- Sustenido (#): é o nome do meio-tom com relação à nota que está a sua frente.

- Bemol (b): é o meio-tom posicionado um espaço antes da nota.

  • Tons e Acordes

ACORDE é uma base harmônica formada por notas para acompanhamento musical. Unindo no mínimo três notas que tenham relação entre si, obteremos um acorde. Se juntarmos, por exemplo, as notas C, E e G teremos então um acorde que, por ocasião será o acorde de DÓ MAIOR (C). Para isso, há uma escala de notas para cada acorde onde serão extraídas as notas para os determinados acordes (maiores, menores e dissonantes).

TOM ou TONALIDADE refere-se a uma escala de valores que selecionam os acordes que tenham relação entre si para formar a seqüência deles nas músicas.

Por exemplo, cada acorde tem uma escala onde se encontram as notas que tem relação com ela, essas notas são como seus parentes (notas primas) e a partir dessa escala, formam-se os acordes relativos à sua tonalidade. Trataremos disso em um capítulo posterior “Noções básicas sobre escalas e formação de acordes”.

Esses são alguns termos e apenas uma noção básica desse instrumento.

Abaixo estão duas imagens de todas as notas do Violão!

Divirtam-se tocando!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook