Tiziu Passarinho

Tiziu Passarinho Fotos e características (3)

Foto: Divulgação.

Quem é que não gosta de ver um passarinho cantando na porta de casa, o melhor ainda é quando nos deparamos como um tizil, um pássaro encantador e que realmente tem um talento natural dado por Deus que é cantar. Existem inúmeras raças de passarinhos no mundo, mas quando se trata do tizil, sem dúvidas, este é realmente uma bela ave.

Características do Tizil

O tiziu (Volatinia jacarina) é um passarinho que está ligado a família Thraupidae, ele é um dos que percorrem em todas as regiões do Brasil. Comum em em todos os lugares vamos dizer assim, o tizil está sempre cantando e demonstrando-se um passarinho espetacular, inclusive, os lugares onde ele mais se encontre é nas áreas de vegetação alterada e como capinzais.

Uma ave que muitos já tiveram vontade de ter em casa, este é o tizil, um passarinho de pena escura na maioria dos casos, e tem um detalhes, a ave é uma sexualmente dimórfica e o interessante é que os machos, diferentes das fêmeas, eles presentam uma plumagem nupcial preto azulada com manchas subaxilares brancas, e já no caso das meninas, as fêmeas e os mais jovens, eles tem a coloração parda.

O tiziu se reproduz em locais como no cerrado coincide com a estação chuvosa, entre o mês de novembro a março, e tem um detalhe, eles escolhem esta época pelo fato da disponibilidade e de recursos que no caso são maiores e principalmente na hora da refeiçaõ onde encontram insetos, a fonte essencial de proteínas para o crescimento dos filhotes, sementes de gramíneas, a principal fonte de alimento dos adultos.

Na hora de se reproduzirem, os machos são visualizados com rapidez pelo fato dos saltos verticais que fazem durante o “displays”, e tem um detalhe, eles batem as asas como nunca, e de uma forma harmoniosa, mostram seus dotes, e a parte diferenciada de suas penas com manchas brancas emitindo um som bastante chamativo e característico.

- E assim conforme a apresentação e incitação as fêmeas, os machos as conquistam, promovendo um encontro e se relacionando até chegar ao acasalamento, mas vale lembrar, os machos devem participar de uma competição entre eles para conquistar a fêmea, clique aqui para detalhes!

Veja o passarinho Tizil cantando

Fotos do Tizil