Toda energia obtida a partir dos recursos naturais, chamamos de energias renováveis.
Hoje em dia os investimentos em energias renováveis são de suma importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.
As fontes destas formas de energias estão baseadas na luz do sol, no vento, nas águas da chuva, fontes térmicas de calor e no movimento de fluxo e refluxo das marés.
Também são consideradas renováveis, pois cumprem um ciclo natural e dele são constantemente reabastecidos.
Isso quer dizer que as energias renováveis nunca se esgotarão.
Como exemplos de energia renovável, podemos citar:
- Energia solar
- Energia eólica (dos ventos)
- Energia hidráulica (dos rios)
- Biomassa (matéria orgânica)
- Geotérmica (calor interno da Terra)
- Mareomotriz (das ondas de mares e oceanos).
As fontes de energias renováveis, no geral, causam um pequeno impacto (poluição, desmatamento) ao meio ambiente.
Apesar disso, são excelentes alternativas ao sistema energético tradicional, principalmente numa situação de luta contra a poluição atmosférica e o aquecimento global.
Apesar do enorme potencial, o mercado brasileiro investe pouco no segmento de energias renováveis e na diversificação da matriz energética.
Porém o Brasil, já está oferecendo uma atenção especial a elas, iniciou-se O Programa de Incentivos às Fontes Alternativas de Energia Elétrica que tem por objetivo principal financiar, através do suporte do BNDES, projetos de geração de energias a partir dos ventos – energia eólica, das Pequenas Centrais Hidrelétricas e a partir de matérias orgânicas para conseguir gerar biomassa.
As energias renováveis são alternativas de emissões de baixo carbono na busca por uma matriz energética limpa e menos poluente.
E alternativas existem em diversos segmentos.
Vamos torcer para que mais programas sejam incentivados!