Atualizado em: 6 janeiro 2011

Tipos de Células: Animal, Tronco e Sanguínea

Nosso corpo é composto por diversos tipos de células, como as células tronco e as sanguíneas. Além dessas, também existem as células animais, que são células que apresentam um núcleo delimitado por uma membrana. Alguns animais podem ser unicelulares, como a ameba e outros podem ser pluricelulares, como outros animais e plantas. A célula animal (como toda a célula eucariótica) é delimitada pela membrana plasmática, ribossomo, citoplasma, mitocrôndia e núcleo.

publicidade:

As células tronco são células produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células. São células primitivas divididas em vários tipos:

Totipotentes – podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias

Pluripotentes – podem produzir todos os tipos celulares do embrião; 3. Multipotentes – podem produzir células de várias linhagens

Oligopotentes – podem produzir células dentro de uma única linhagem

Unipotentes – produzem somente um único tipo celular maduro. Como exemplo de células unipotentes, temos as células embrionárias, que podem contribuir para formação de todas as células e tecidos no organismo.

Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante.

As células sanguíneas fazem parte do sangue, além do plasma, que é o componente líquido do sangue, contendo proteínas, nutrientes, sais e resíduos do metabolismo.Um ser humano adulto possui cerca de 5 litros de sangue. As células sanguíneas circulam suspensas no plasma e podem ser:

Eritrócitos (ou glóbulos vermelhos). São as mais abundantes. São desprovidos de núcleo e são produzidos na medula óssea e degradados no baço e fígado.

Plaquetas (ou trombócitos). São grandes células poliplóides presentes na medula óssea em contacto com os vasos sanguíneos. São essenciais para a coagulação sanguínea.

Leucócitos(ou glóbulos brancos). Responsáveis pela resposta imune. Dividem-se em : monócitos, linfócitos, granulócitos, basófilos, eosinófilos e neutrófilos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook