Atualizado em: 21 janeiro 2011

Significado das Cores da Bandeira do Brasil

O Brasil já possuiu algumas bandeiras ao longo desses anos, porém a bandeira que vemos hoje foi a segunda bandeira republicana a ser criada e o terceiro estandarte oficial desde que houve a sua independência.

publicidade:

Ela começou a ser utilizada em 19 de novembro de 1889 e desde então foi alterada poucas vezes.

Ela possui um retângulo verde, sobreposto a ele um losango de cor amarela e em seu meio existe um círculo azul com uma faixa branca atravessada a ele com o popular lema brasileiro, “Ordem e Progresso” na cor verde com letras maiúsculas.

Além disso, na bandeira ainda existem as vinte e sete estrelas brancas que representam os estados brasileiros e o Distrito Federal, possuindo uma única estrela na parte superior da bandeira, que representa o estado do Pará.

A nossa bandeira tem um significado muito importante e para demonstrar isso existe o dia da bandeira que é comemorado no dia 19 de novembro em todo o Brasil, onde ocorrem comemorações cívicas, além do Hino à Bandeira.

Já em relação às cores da bandeira, inicialmente representavam simbolicamente as famílias reais, porém com o passar do tempo essa representação foi sendo substituída pelo povo brasileiro, e as cores começaram a ter um significado especial.

  • O verde começou a representar as matas
  • O amarelo as riquezas do nosso país
  • O azul o céu
  • O branco a paz que tem no Brasil.

Uma curiosidade é que a bandeira brasileira é uma das únicas que não possui as cores vermelho e preto que significam sangue e guerra.

Vivemos em um país abençoado!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook