Atualizado em: 26 janeiro 2011

Significado das cores da bandeira do Brasil

Nosso país, é um país rico em belezas naturais, rico em cultura, rico de um povo receptivo e alegre, por maior que seja o sofrimento. Tantas histórias bonitas temos para contar do nosso país, desde que descobriram nossa terra maravilhosa.

publicidade:

Você conhece todas as histórias do Brasil? São inúmeras as histórias, sobre tudo. A história que pouco ouvimos falar, é sobre como surgiu a nossa bandeira, a bandeira do Brasil.

A bandeira foi adotada em 19 de novembro de 1889 e é composta de um retângulo verde, com um losango amarelo dentro, um círculo azul e uma faixa branca atravessando-a com os dizeres “Ordem e Progresso”, com várias estrelas espalhadas pelo círculo azul. Dentre as outras bandeiras do mundo, ela é uma das poucas que não possui as cores preta ou vermelha, cores que são associadas à guerra ou ao sangue.

Além da beleza da nossa bandeira brasileira, ela possui um significado. Diz que o verde da bandeira simboliza a casa de Bragança que Dom Pedro I fazia parte, a parte amarela simboliza a casa de Habsburgo, em referência a D.Leopoldina, a forma da parte amarela (losango) representa um simbolo heráldico ligado ao feminismo, devido a ligação com a imperatriz. Com o passar dos anos, o significado foi se modernizando, hoje se diz que o verde da bandeira representa as florestas do nosso país, o amarelo os minérios, o azul o nosso céu e as estrelas representam todos os estados do país. Os dizeres “Ordem e Progresso” é abreviação do lema de autoria do positivista francês Auguste Comte “O Amor por princípio e a Ordem por base e o Progresso por Fim”.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook