Atualizado em: 4 outubro 2010

Servidor de Blogs – Dicas

O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais.

publicidade:

Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página.

A evolução das ferramentas que facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitou o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato.

Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem própria para blogs.

Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades que oferecem, disponibilizando ferramentas próprias que dispensam o conhecimento de HTML.

A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais.

Outro formato é o microblogging, que consiste em blogs com textos curtos.

Uma das vantagens das ferramentas de blog é permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado.

Quem já possui um site pode aproveitar uma ferramenta de blog para atualizar seu conteúdo de maneira rápida e descomplicada, em qualquer lugar da internet basta digitar seu login e senha, escrever o que quer publicar e clicar num botão.

Conhecendo HTML e outras ferramentas de web permitirá que você incremente seu blog, conferindo a ele um aspecto extremamente profissional, ou então você pode também encaixar seu blog dentro do site, transformando algumas seções em blogs.

De certa forma os blogs são mais simples.

Dica

Uma dica importante na criação do endereço do seu blog:

  • Não utilize os caracteres [, ], _, +, &.
  • Apesar de serem aceitos em alguns sistemas no momento do cadastro, eles podem não funcionar nos browsers de alguns usuários.

Abaixo deixaremos uma lista de servidores de blogs para você testar e ver qual você gosta e se adapta mais:

Blig (em português)

Pop Blog (em português)

Blog-se (em português)

Blogger.com.br (em português)

My 1 blog (em português)

Pitas (em inglês)

Diaryland (em inglês)

LiveJournal (em inglês)

The Open Diary (em inglês)

Xanga.com (em inglês)

Blog-City (em inglês)

Blog Studio (em inglês)

WebCrimson (em inglês)

Blogsome (em inglês)

WordPress (em inglês)

Se preferir, conheça outros blogs antes de criar o seu, aliás, tome cuidado para não criar um blog com o nome de um que já existe você pode ser confundido com outra pessoa.

Boa sorte!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook