Atualizado em: 20 outubro 2011

Semana Santa – Significado

Semana Santa - Significado FOTO

Além de agradecermos a Deus por estarmos vivos, saibam, a semana santa, deve ser respeitada da melhor forma possível (Foto: Divulgação).

A Semana Santa é uma semana muito especial e sagrada para os católicos e que celebra a subida de Jesus ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. Para a Igreja Católica, inicia-se depois do Domingo de Ramos. Para que todos tenham uma vida abençoada, é bom orar ou rezar, coisas que ao mesmo tempo, abençoam.

Cada dia desta semana possui um significado especial porque representa as etapas finais de Jesus Cristo até a sua ressurreição. Na sexta-feira santa principalmente a carne é evitada embora muitas pessoas evitam a semana santa toda comendo peixe.

É um sacrifício em respeito ao sofrimento de Jesus e ao seu sangue que foi derramado. Para finalizar, se você realmente está se programando para a sua Ceia completa de Natal, anime-se já, colocando em prática, não só os seus dotes para preparar aquela bela receita típica da época, mas sim, buscando ter fé, e enfim, se preparar também, para fazer os enfeites Natalinos e decorativos.

O significado

  • Quinta-Feira Santa:

Esse é o dia em que é relembrada a última ceia de Jesus com seus discípulos, momento em que foi instituída a eucaristia. É também o dia conhecido como lava-pés, em que Cristo lavou os pés de cada um de seus seguidores.

  • Sexta-Feira Santa:

À tarde apresenta o drama da morte de Jesus Cristo no Calvário, sua morte e crucificação. Nesse dia não se celebra a missa em todo o mundo e o altar é iluminado sem cruz, sem velas e nem adornos. As pessoas costumam, em sinal de respeito, não comer carne.

  • Sábado Santo:

A igreja está em silêncio e meditação. Uma forma de acompanhar a morte de Jesus e esperar sua ressurreição. À noite acontece a vigília pascal, ou seja, os cristãos passam a noite rezando, esperando o grande dia: a Páscoa.

  • Domingo de Páscoa:

Mais conhecido como o dia de Páscoa, é o ápice do ano litúrgico. A igreja se reúne para comemorar a ressurreição de Jesus Cristo, sua vitória sobre a morte.

A sua ressurreição simboliza o início de uma vida nova, iluminada. Por isso dizemos que a Páscoa é renascimento! Que seu renascimento seja de esperanças, amor e paz!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook