Atualizado em: 6 janeiro 2011

SEMA – Dicas e Informações


Em tempos que o meio ambiente pede socorro, o Governo que tiver uma Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) já demonstra ter um sério comprometimento com a população e com o bem-estar do planeta.

Para tratar de assuntos ambientais, até mesmo os mais simples ou o mais complexo, a SEMA é a instituição ideal, uma vez que entende de todos os trâmites legais para se cuidar de questões ambientais.

publicidade:

Atribuições

São várias as demandas que compete a SEMA, mas, dentre as mais importantes de pode constar: o estabelecimento de ações para a atuação do governo nas áreas de meio ambiente, de recursos hídricos, florestal, cartográfica, agrária-fundiária, de controle da erosão e de saneamento ambiental; executar a educação ambiental; fazer uma organização fundiária e territorial e fazer programas, em conjunto com o órgão responsável da União, para implantação de projetos de assentamentos de agricultores sem-terra no Estado, no âmbito federal através do Plano Nacional de Reforma Agrária – PNRA e no âmbito estadual através do Plano Especial de Colonização;

Estado

Cada estado possui uma SEMA ou ao menos devia possuir, pois, é através dela que o meio ambiente encontra recursos para se manter vivo frente aos tantos destratos que tem sofrido.

Órgão

Apesar de ser um órgão público,  a iniciativa privada tem demonstrado todo apoio às questões ambientais junto à SEMA. O objetivo é se unir em prol de um meio ambiente melhor e mais sustentável.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook