Atualizado em: 27 fevereiro 2012


Saiba como fazer sua Descrição para o Curriculo

Em relação a parte da descrição da experiência profissional, esta é a mais importante do currículo, pois trata-se de algo que irá mostrar a experiência real do candidato.
Você Sabia?
O sistema de currículos Lattes surgiu da necessidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de gerenciar uma base de dados sobre pesquisadores em C&T para credenciamento de orientadores no país. Leva o nome do físico César Lattes.
Saiba como fazer sua Descrição para o Curriculo

Foto Divulgação: (Faça uma boa descrição para o seu curriculo ser válido/Sempre Tops).

Sem dúvidas, não há como negar que, quando se quer realmente trabalhar, é necessário que as pessoas estejam sempre à procura das melhores ideias possíveis, ou seja, começando por uma boa descrição do seu currículo, algo que, além de ser a abertura para uma boa oportunidade de emprego, é realmente o que muitas pessoas procuram hoje em dia, enfim, sejam elas, jovens, adultos e mais velhas.

Como Fazer o Currículo

  • Um currículo bem elaborado, sem dúvidas, é algo que poderá ajudar muito o candidato, ou seja, quando se está à procura de uma boa oportunidade, o melhor a se fazer, sem dúvidas, é escrever o necessário em sua apresentação.
  • Ao apresentar seu currículo para uma empresa, faça o seguinte, tente passar informações claras para que o contratante possa identificar com facilidades quais os conhecimentos e experiências que realmente lhe qualificam e de fato você exerce e conhece.
  • É necessário que você tome muito muito cuidado para que não haja informações irrelevantes em seu currículo, afinal, você estará em busca de um emprego e não de um papel em TV não é mesmo, quanto mais discreto e realista for o seu currículo, mais chances se poderá ter.
  • Em relação aos dados pessoais, é interessante colocar somente nome, endereço, idade, e-mail e telefone para contato. Quanto a sua formação acadêmica, apresente a formação mais graduada antes da anterior, sendo assim, primeiro a pós e por fim, a graduação.

Quanto as Certificações, apresente somente as da área de tecnologia em tecnologias ou metodologias conhecidas, algo como por exemplo: certificação MCP, certificação PMP. A presença em cursos ou seminários deve ser apresentada no final.

Em muitos casos, o candidato só pensa na parte profissional, bem, sobre isso, ou melhor, em relação a experiência profissional, a dica é que devam listar as experiências relevantes na área de TI mesmo que sejam mais que as três últimas. Para cada experiência, é importante apresentar o tempo de duração, ou seja, os cargos ocupados e descrição sucinta dos projetos e tecnologias em que esteve envolvido.

Mais Dicas

Em relação a parte da descrição da experiência profissional, esta é a parte mais importante do currículo, pois mostra a experiência real do candidato. Quanto ao perfil do profissional: neste item, poderá ser feito um resumo da experiência profissional como indicar os pontos fortes do conhecimento tecnológico, experiência gerencial e trabalhos na área de qualidade e metodologia.

Quanto a língua estrangeira, na área de TI o destaque é para o inglês e espanhol, ou seja, sendo que outras línguas têm pouca importância, a menos que este seja um pré-requisito da empresa contratante ou a língua falada no país da empresa multinacional contratante. Informar certificações e cursos em escolas de idiomas.

Resumidamente falando, na hora em que for fazer a descrição do seu currículo, é muito indicado que você procure raciocinar bem ao digitar seus dados, algo como por exemplo, citar o seu nome completo, telefone residência e celular corretos (válidos).

Quanto ao e-mail, ele também deve ser utilizado com frequência, ou seja, você deve ter por onde as pessoas conseguirem contato com você, por fim, estas são algumas das dicas em que todos devam ter como base para que façam um bom currículo, tire de base e boa sorte!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook