Atualizado em: 18 janeiro 2011

Refração da luz prismas

Para se entender o que é refração da luz prima, deve-se primeiro entender o que é prima. Prima é um elemento transparente que possui superfícies retas que refrata a luz. O seu formato tradicional é o triangular, tipicamente feitos de vidro podendo ser feito também de outros materiais transparentes.

publicidade:

O prisma serve para separar a luz ou para refletir a luz ou dividi-la em componentes de polarizações diferentes. Enfim, considere um prisma de vidro colocado no ar e um raio de luz monocromática que o atravessa.

Como há a refração da luz prisma?

Quando se muda de um meio para outro, a velocidade da luz muda, dando um resultado de refração dessa luz, sendo parte de si refletida. Salientando que isso só ocorre quando se muda de um meio para o outro, do ar pro vidro por exemplo. O que determina se a luz é refletida, é o ângulo de entrada da luz e seus índices de refração dos dois meios, podendo variar de acordo com a cor da luz, por causa da dispersão que ocorre, isso faz com que as luzes com cores diferentes sejam separadas quando são refratadas na superfície do prisma. A refração da luz foi vista pela primeira vez por Isaac Newton após observar como ela refletia no prisma e como ela desviava e separava as cores.

Para saber mais sobre refração, acesse:

www.portalimpacto.com.br/docs/00000FariasVestAula16RefracaodaLuz2.pdf

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook