Atualizado em: 10 junho 2015

Quem veio primeiro, o indivíduo ou a sociedade?

É bastante difícil imaginar como o mundo veio sendo construído, de que maneira sua estruturação atual se deu, por isso, vamos refletir neste artigo sobre a influência da sociedade sobre o ser humano e vice-versa.
Você Sabia?
Os filósofos Aristóteles e Thomás de Aquino afirmavam em sua teoria que o homem PE incapaz de viver sem que seja em grupo, essa convivência faz parte da natureza humana, ou seja, é algo intrínseco.
Indivíduo e sociedade

A sociedade e o indivíduo são uma coisa só, eles não se separam. (Foto: Divulgação)

Algumas questões são raramente levantadas, mas sem dúvida alguma já passaram pela cabeça de todos os seres humanos, nem que seja apenas uma vez na vida. Quem nunca se perguntou: quem veio primeiro, o individuo ou a sociedade?

Pois é, pensar nisso é o mesmo que indagar sobre quem veio antes, o ovo ou a galinha. Respostas como essas são difíceis de se obter, porém é sempre possível fazer uma análise sobre o tema intrigante que é a sociedade.

As pessoas quando vêm ao mundo não escolhem gostar de muitas coisas, normalmente elas são influenciadas pela sociedade, pensando desta maneira podemos concluir que são as questões sociais são quem moldam os indivíduos, e não o contrário.

No caso do futebol, trata-se de uma paixão nacional, quem escolhe gostar do esporte? Creio que ninguém. Após o nascimento uma criança é influenciada pelos pais, que também  tiveram influencia de seus pais e assim sucessivamente, grande parte das opções dos seres humanos acontecem por conta da convivência com outras pessoas.

O homem não vive sem o homem

sociedade humana

A sociedade se criou a partir da necessidade do homem ter de conviver com alguém, ele notou que a vida seria bem mais fácil em convívio do que viver de forma isolada. As pessoas precisam umas das outras para desenvolver suas atividades.

Você já parou para pensar como seria a vida de um indivíduo que não convive com outras pessoas e não é influenciado por elas? Talvez alguém desse tipo nem exista, para que isso fosse possível o trabalho, o estudo, entre outras coisas teriam que ser deixadas de lado.

Com base nisso é fácil visualizar que a sociedade foi criada ao longo do tempo, conforme as pessoas foram se agrupando, ou seja, nada veio antes ou depois as coisas surgiram simultaneamente.

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook