Atualizado em: 28 janeiro 2011

Poesias e Obras de Fernando Pessoa

publicidade:

Fernando Antônio Nogueira Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa e foi um dos mais importantes escritores e poetas do modernismo. Morreu em Lisboa, na mesma cidade em que nasceu, em 30 de novembro de 1935.

publicidade:

Fernando Pessoa foi morar, ainda na infância, na cidade de Durban na África do Sul e nesse país começou a ter contato com a literatura inglesa. Quando já adulto, Fernando trabalhou como tradutor técnico e publicou seu primeiro poema em inglês. Em 1905 voltou para Lisboa e começou a ter contato com a literatura portuguesa. Passou a ter mais contato sendo influenciado por estudos do filósofo Nietzsche e Schopenhauer, recebendo também influencias do simbolismo Frances.

Em 1935, sua saúde já começou a apresentar complicações e foi para o hospital com cólica hepática devido ao consumo de álcool de modo excessivo. Morreu jovem, com apenas 47 anos, com diagnóstico de cirrose hepática.

publicidade:

Apesar de sua morte precoce, Pessoa deixou muitas obras e poesias para que possamos nos deliciar com tantas palavras belas.

As obras de Fernando Pessoa foram: Do Livro do Desassossego; Ficções do interlúdio: para além do outro oceano; Na Floresta do Alheamento; O Banqueiro Anarquista; O Marinheiro; Por ele mesmo.

Suas poesias eram as coisas mais preciosas, são só da época, mas hoje também são muito procuradas. Suas poesias eram: A barca; Aniversário; Autopsicografia; À Emissora Nacional; Amei-te e por te amar…; Antônio de Oliveira Salazar; Elegia na Sombra; Isto; Liberdade; Mar português; Mensagem;· Natal; O Eu profundo e os outros Eus; O cancioneiro; O Menino da Sua Mãe; O pastor amoroso; Poema Pial; Poema em linha reta; Poemas Traduzidos; Poemas de Ricardo Reis; Poesias Inéditas; Poemas para Lili; Poemas de álvaro de Campos; Presságio; Primeiro Fausto; Quadras ao gosto popular; Ser grande; Solenemente; Todas as cartas de amor…; Vendaval;

Você também vai gostar disso!

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook