Atualizado em: 22 junho 2012

Pintura Eletrostática - O que é, Como Funciona e Como Fazer

Trouxemos para vocês algumas informações a respeito da pintura eletrostática que é uma das mais eficientes e resistentes além de ser fácil de fazer.
Você Sabia?
Caso vocês queiram se aprofundar em pintura eletrostática saibam que existem as cabines que servem para armazenagem e reutilização do excesso de pó, obtendo-se assim maior aproveitamento de material. Possui dois filtros tipos cartucho e luminária.
Pintura Eletrostática ( Foto: Divulgação)

Pintura Eletrostática ( Foto: Divulgação)

Uma das formas de pinturas mais resistentes com certeza é a pintura eletrostática que tem sido muito usada ultimamente. Este tipo de pintura utiliza um processo diferenciado de acabamento sendo que se utiliza de carga elétrica pra a fixação da tinta.

Como Funciona?

A pintura eletrostática pode ser feita em alumínio, estruturas metálicas, esquadrias, telhas, rufos e calhas, estruturas espaciais, grades e tubos e metais em geral e toda peça que será revestida de pintura eletrostática deve ser carregada eletricamente com uma camada oposta à da tinta e a aplicação é feita sob a forma de pó seco com ar comprimido e em seguida levada a uma estufa para que a pintura endureça e se torne resistente e uniforme.

Tipos de Tintas

Existem três tipos de tintas que podem ser utilizadas na pintura eletrostática que são:

  • Poliéster

Com uma ótima aderência e um diferencial é que não fica amarelada e é muito usada para ambientes externos e que ficam expostos.

  • Epóxi

Esta tinta é ótima porque é muito resistente à corrosão

  • Hibrido

Este tipo de tinta é a combinação perfeita das tintas de epóxi e poliéster.

Pintura Eletrostática

Pintura Eletrostática ( Foto: Divulgação)

Como Fazer?

Este tipo de pintura não exige uma mão de obra especializada e é maravilhosa já que o pó adere nas peças em todos os pontos e cavidades tendo assim um melhor aproveitamento e um acabamento muito mais perfeito.

Você precisará de uma estufa de secagem, pistola de ar, compressor de ar e mangueira e estes materiais devem ser escolhidas de acordo com a peça que será pintada e para o uso em casa as melhores são as pistolas de ar direto que já são próprias para compressores portáteis.

Vantagens

As vantagens são inúmeras e uma das principais é que a tinta é totalmente ecológica já que não recebe nenhum tipo de solvente. Não se desperdiça tinta, é de fácil aplicação em áreas difíceis e a qualidade de acabamento é incrível.

Pintura Eletrostática ( Foto: Divulgação)

Pintura Eletrostática ( Foto: Divulgação)


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook