Atualizado em: 26 agosto 2010

Pesquisa descritiva e exploratória

Entender como funciona a compreensão da Opinião Pública é um passo fundamental para entender como funcionam as pesquisas tanto de mercado como eleitorais.

publicidade:

Para compreender os tipos de pesquisa de opinião pública, faz-se necessário compreender o que isto significa. De início, existem duas dificuldades para se conceituar “Opinião Pública”.

  • A primeira é que essa expressão faz parte da família dos conceitos de teoria política, que dificilmente tem uma aceitação generalizada;
  • A segunda é que a expressão está muito popularizada.

Tomando como partido essas duas visões, pode-se afirmar que Opinião Pública nada mais é do que grandes ou pequenas multidões transmitindo, ou externando, o sentimento do povo.

Uma maneira moderna de se conceber Opinião Pública é levar em conta a sua pluralidade. Entender que não existe uma, mas várias maneiras de se identificar os fenômenos de opinião pública e com isso afirmar que a opinião pública se expressa através de grupos organizados.

Pesquisas

As pesquisas podem ser de dois tipos

  • Exploratória – onde fornece conhecimento sobre um tema. Gera hipóteses. Utiliza fontes secundárias, estudos de casos, experiências, observações informais, livros.
  • Conclusiva – Possui procedimentos bem estruturados; as questões, hipóteses e objetivos são claros.

Na pesquisa conclusiva temos duas possibilidades:

  • Conclusiva Descritiva – trabalha em cima de Focus Group. Busca identificar relações entre as variáveis sem interferir. Nesse tipo de pesquisa, se utiliza questionários, entrevistas e grupos de discussões.
  • Conclusiva Explicativa – busca medir a intensidade de um fenômeno e suas motivações (causa e feito). Elimina contradições e hipóteses que possam prejudicar os resultados. São muito utilizadas em testes de mercado.

Agora que você já tem uma noção dos tipos de pesquisa é só ficar atento.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook