Atualizado em: 13 março 2012


Personalidades negras brasileiras

A luta de algumas personalidades surtiu efeito e ajudou na conquista do espaço da população negra na sociedade. Ao que tudo indica o Brasil caminha bem, mas ainda não chegou ao seu ponto máximo
Você Sabia?
A lei que criminaliza o racismo e o classifica como crime inafiançável, que pode ser punido com prisão de até cinco anos e multa está em vigor no Brasil há 23 anos. Essa lei é a de número 7.716/89.
Negro no Brasil

Dentre a população negra brasileira existem os que merecem destaque (Foto: Divulgação)

Diante da história do Brasil que foi apresentada ao longo desses quase 512 anos de existência, um episódio marcante é contado com relação à luta pela liberdade do negro, em um país onde o trabalho escravo foi durante muito tempo explorado e os próprios escravos humilhados a severas punições se descumprissem o mandado, é possível encontrar as personalidades negras brasileiras que a duras penas conseguiram dar a volta por cima.

Com isso, não só esse país como o mundo todo teve uma dificuldade grandiosa em aceitar que a condição de todas as pessoas era a mesma, independente de raça, credo ou religião. A história do negro foi prejudicada e os livros esqueceram-se de destacar grandes pessoas que lutaram pela igualdade racial e lutam até hoje.

Essas pessoas têm papel fundamental no espaço que o negro conquistou, tanto nas artes, no esporte, na política tendo ou não um cargo público. Hoje o preconceito é existente, e essa afirmação é inegável, porém com a força de vontade dessas personalidades negras, que estiveram em lugares piores antes de chegarem onde estão e exerceram papel fundamental na construção da imagem do negro pode-se chegar longe.

Hoje é possível afirmar que as coisas mudaram e se a luta persistir irá continuar a mudar. Diante desse fato, vamos apresentar os destaques que contribuíram para o avanço do povo negro no Brasil.

Militância Política e Humanitária

Abdias do Nascimento

Abdias do Nascimento: Militante da causa negra no Brasil, político, escritor e fundamental peça de alguma conquistas (Foto: Divulgação)

Adbias do Nascimento – Intelectualidade Negra

Nascido no interior de São Paulo, porém foi na capital que Abdias do Nascimento passou a participar da Frente Negra Brasileira, que lutava contra a segregação racial. Ele foi dramaturgo poeta e também teve sua participação no alto escalão do governo, sendo deputado federal, senador e secretário do Estado.

Abdias deixou um legado pela sua trajetória, ele foi um ativista importante e conquistou alguns direitos de extrema importância para os afrodescendentes brasileiros, a exemplo da criminalização do racismo, causa que lutou durante a vida toda para que a lei fosse cumprida.

Outros

Chica da Silva, Carlos Alberto de Oliveira (Deputado que promulgou a lei de 89, contra o racismo)e Ubirajara Fidalgo  (Ator que  levava a militância ao palcos dos teatros).

Esportes

Edson Arantes do Nascimento – Pelé, o Rei da Bola

Pelé

Edson Arantes do Nascimento: O melhor jogador de futebol de todos os tempos (Foto: Divulgação)

Não tem como falar de futebol sem citar Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Ele marcou a história mundial do esporte, além de dar destaque ao Brasil por causa de seu talento em marcar gols e realizar lindos dribles.

O Rei da Bola conquistou muitos títulos pelo seu time do coração, o Santos. Foi convocado pela Seleção Brasileira e trouxe junto com seus companheiros de equipe, três taças de campeão mundial.

Outros

Manoel dos Santos – Mané Garrincha, Valdir Pereira – Didi, Ademir da Guia, Ronaldo Gaúcho, Ronaldinho – o Fenômeno e Romário.

Artes

Lázaro Ramos – Talento artístico

Lázaro Ramos

Lázaro Ramos: Conquistou público, a maior emissora de TV aberta e também as telonas (Foto: Divulgação)

Exímio ator, Lázaro Ramos vem se destacando na TV e no cinema brasileiro com o passar dos anos. Conquistou inúmeros papéis importantes e atualmente está em um dos maiores canais da televisão aberta, a Globo.

Para muitos isso pode parecer pouco, mas não é. Lázaro já fez até papel como ator principal de novela, o que nos tempos mais primórdios esteve fora de cogitação, os negros na maioria das vezes interpretavam empregados, serviçais, nunca gente que pertencia às classes sociais mais elevadas.

Hoje a mudança é incrível graças a alguns artistas que se utilizaram do próprio trabalho para conquistar o espaço não só para si, mas para a população negra, que há muita luta pela conquista da igualdade.

Outros

Milton Gonçalves, Chica Xavier, Aleijadinho, Wilson Simonal, Alcione, Tim Maia


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook