Atualizado em: 16 março 2012

Peixe Anchova – Onde Encontrar

No Brasil, é comum o uso de anchovas como recheio para pizzas, sendo neste caso, chamada de pizza de alice iou seja, é procunciado como ("alítche").
Você Sabia?
No caso das sardinhas, são peixes da família Clupeidae, aparentados com os arenques. As "sardinhas" de lata podem ser de espécies variadas, desde sardinhas do género Sardina (as verdadeiras sardinhas) até arenques.
Peixe Anchova - Onde Encontrar

Foto Divulgação: (Peixe Anchova).

Também conhecido como enchova, o peixe anchova, sempre foi algo que muitos não sabem realmente do que se trata, enfim, para quem não conhece, vamos explicar um pouco mais sobre ele!

Sobre o peixe

  • Chamado de a e não o, a anchova leva também alguns outros nomes, sendo eles, manjuba, piquitinga, pititinga e até mesmo, de anchoveta, enfim, é um peixe actinopterígeo da família Engraulidae, à qual pertence o biqueirão, geralmente de menor tamanho.
  • De acordo com pesquisas, ele está em vários lugares do mundo, assim como as pessoas acham que deva ser difícil de encontrar algo assim próximo de casa, temos que ser sinceros, não é difícil não.
  • Estas espécies de peixes se não sabem, suportam pescarias de grandes dimensões em vários cantos, os exemplos disso estão nos países como o Peru e Chile, Engraulis ringens, da qual se chegaram a capturar doze milhões de toneladas.

    Em várias regiões do mundo, estas espécies suportam pescarias de grandes dimensões; a mais conhecida é a anchoveta do Peru e Chile, Engraulis ringens, da qual se chegaram a capturar doze milhões de toneladas. Sua medida para quem nunca ouviu falar pode chegar de 2 a 40 cm, quando adultas, e o formato de seu corpo é variável, sendo mais delgado na região Norte.

Nomes conhecidos deste peixe: “Anchova”, “enchova” e “anchoveta” vêm do genovês anciua. “Piquitinga” vem do tupi pïki’tim, “pele recortada, lanhada”. “Pititinga” vem da junção dos termos tupis pï, “pele” e ti ting, “branca, branca”. Este tipo de peixe, segundo pesquisas, geralmente, sobrevivem em uma variedade grande de temperaturas e salinidade, e mais, são abundantes no Mar Mediterrâneo, e particularmente, vivem no Mar de Alborão, bem como no Mar Negro.

publicidade:

Onde encontrar o peixe

Como citamos antes, as anchovas, além de serem conhecidas por vários nomes, sem dúvidas, podem ser encontradas em vários lugares onde há uma grande concentração de águas temperadas e em menores concentrações em águas frias ou mares muito quentes.

Geralmente, sobrevivem em uma variedade grande de temperaturas e salinidade. São abundantes no Mar Mediterrâneo, particularmente no Mar de Alborão, bem como no Mar Negro.  A anchova é um alimento importante para muitos peixes, incluindo o linguado-da-califórnia, o stripped bass, tubarão e o Salmão-Rei. Também muito importante para mamíferos marinhos e pássaros.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook