Atualizado em: 18 maio 2010

Padronização dos letreiros de ônibus no Brasil

Agora ficará mais fácil para os usuários de ônibus lerem o seu destino.

publicidade:

A partir de julho, os letreiros dos ônibus serão padronizados em todo o País. De acordo com as novas normas, as letras terão altura de 15 centímetros para permitir ao passageiro ler com facilidade, a pelo menos 50 metros de distância.

Novas cores também foram definidas. Nos letreiros de pano, as letras deverão ser apresentadas na cor verde limão ou amarelo-limão sobre o fundo preto. Já os letreiros eletrônicos terão que ter letras amarela âmbar ou branca. A medida vale para os coletivos fabricados a partir de 2002.

O objetivo da medida é acabar com os problemas em relação à leitura e entendimento do destino dos ônibus em todas as cidades brasileiras. Atualmente, cada empresa adota uma forma diferente de especificar as informações. Algumas empresas no Rio, por exemplo, colocam mensagens aos passageiros nos painéis eletrônicos, além do número e nome do bairro de destino.

A falta de padrão nos letreiros é um problema grave em muitas cidades, como em Porto Alegre, onde os painéis estão desbotados, com informações em duas cores e letras diferentes. A confusão se repete em Belo Horizonte. Nos painéis, aparecem abreviações e itinerários escritos em diversas cores, o que compromete a leitura dos usuários.

Para pegar ônibus, em Goiânia, muitas vezes os passageiros precisam decifrar o destino.

Como vemos o país inteiro sofre com o mesmo problema.

Até que enfim uma solução que facilitará a vida do trabalhador que já sofre muito com a deficiência do transporte público do nosso país.

Os novos padrões foram definidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e pelo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro). A fiscalização deverá ser iniciada no mês de julho.

Vamos ficar de olho nas mudanças!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook