Atualizado em: 15 maio 2013

Olfato e Paladar: A relação entre estes sentidos

Vocês já perceberam como o nosso olfato e nosso paladar trabalham juntos?
Você Sabia?
Como os demais sentidos do corpo humano, o olfato e o paladar dizem respeito à sobrevivência e ao prazer.
Olfato e Paladar ( Foto: Divulgação)

Olfato e Paladar ( Foto: Divulgação)

Possuímos cinco sentidos no nosso corpo que são o olfato, a visão, paladar, tato e a audição e hoje viemos falar com vocês a respeito do olfato e do paladar e qual a relação que existe entre eles. Antes de sentirmos o gosto de alguma coisa, pelo cheio já podemos identificar por isso estes dois sentidos trabalham em conjunto e quando um deles fica prejudicado o outro também se ressente como explicaremos abaixo.

Olfato e Paladar: A relação entre estes sentidos

Vocês já devem ter percebido que muitas vezes confundimos os cheiros e os gostos já que as sensações gustativas e olfativas trabalham juntas. Podemos perceber como estes sentidos são ligados quando ficamos gripados e a comida fica sem sabor nenhum e isso se deve ao fato de não conseguirmos sentir o cheiro do alimento por causa da gripe.

publicidade:

Através do paladar sentimos os gostos amargo, doce, salgado e azedo, e o gosto de tudo que ingerimos nada mais é uma combinação destes sabores com o cheiro e a textura dos alimentos porque o nariz envia a mensagem do cheiro do alimento ao cérebro.

Portanto estes dois sentidos são unidos e através deles é que podemos sentir o quanto uma pessoa está cheirosa e o quanto algo tem um sabor agradável ou não.

Vocês já perceberam como os cheiros e gostos marcam nossas vidas? Às vezes sentimos um cheiro que logo nos remete a alguém ou alguma época, por isso eles são tão importantes!

Um bolo que esteja no forno nem precisa ser degustado já que pelo cheiro conseguimos identificar quase o seu sabor!

Olfato e Paladar ( Foto: Divulgação)

Olfato e Paladar ( Foto: Divulgação)

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook