Nelson Mandela – Frases, Biografia e Fotos

Nelson Mandela - Frases, Biografia e Fotos 7

Nelson Mandela com a taça da Copa realizado em 2010 em seu país, Africa do Sul. (Reprodução)

A História de vida e claro de feitos de um dos mais importantes líderes políticos da África do Sul, e que lutou contra o sistema de apartheid no país.

Até hoje, Nelson Mandela deixa o seu legado e conhecido mundialmente por esse desafio e honra mesmo tendo ficado preso por muito tempo de sua vida.

Biografia

Nelson Rolihlahla Mandela, nasceu na cidade de Qunu (África do Sul), no dia 18 de julho de 1918 e se formou em direito, foi considerado o melhor presidente que o país já teve, estando no poder os anos de 1994 e 1999.

Sua vida foi longa pela luta! Depois de ter se formado em Direito, deu início à sua atividade política com a implantação de que virou polemica na época, o regime apartheid na África doSul, no fim da década de 40, assumiu frontalmente a sua oposição à segregação e aos preconceitos raciais.

O apartheid, significa “vida separada”, e foi o regime de segregação racial que foi instituída na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados dos brancos. Isso foi visto com uma situação medíocre, mas os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos econômicos, sociais, culturais e políticos.

Prisão

Sempre lutando pela causa, só que sem atos violentos, Mandela e seus colegas aceitaram recorrer às armas após o massacre de Sharpeville (21 de Março de 1960), quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros que estavam desarmados, vindo a ferir mais de 180 pessoas e tirar a vida de 69 pessoas no local. A subsequente ilegalidade do CNA e outros grupos antiapartheid revoltaram o povo!

Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pelos esforços desenvolvidos no sentido de acabar com a segregação racial, e um ano depois, tornou-se ele próprio o presidente da África do Sul, naquelas que foram as primeiras eleições multirraciais do país.

Mandela foi um dos maiores líderes políticos da História Moderna, e sempre acreditou em seu povo, até mesmo quando chegou ao poder! Depois disso, ele se afastou da politica e começou a se dedicar exclusivamente a causas de várias organizações sociais em prol dos direito humanos.

Frases de Nelson Mandela

“A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo.”
“Não há caminho fácil para a Liberdade.”
“Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação.”
“A luta é a minha vida. Continuarei a lutar pela liberdade até o fim de meus dias.”
“A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre.”
“Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos.”
“O bravo não é quem não sente medo, mas quem vence esse medo.”
“Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.”
“Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado.”

Fotos de Nelson Mandela