Atualizado em: 21 julho 2010

Musculação Treino Iniciante

Iniciantes são todos aqueles indivíduos, que não possuem nenhuma experiência com trabalhos contra resistência.

publicidade:

Podemos também classificar como iniciantes, aqueles que estão sedentários, mesmo os que já fizeram musculação anteriormente.

Esta situação acima relatada torna-se de importância crucial para o desenvolvimento mais seguro do treinamento em sua forma coerente.

Para que haja uma evolução segura individual, deve-se garantir, por meio de uma aplicação racional, os princípios específicos do treinamento desportivo e estes são: o volume e a intensidade.

Volume do treinamento relaciona-se ao número de sessões de treinos por dia, por semana, por mês e excepcionalmente por ano.

O total de grupos por exercícios (passagens em cada aparelho), o número de repetições por aparelhos e o número de exercícios da seqüência (série de exercícios) também são exemplos do conceito de volume de treinamento.

A intensidade do treinamento é traduzida comumente como o percentual de cargas ou pesos utilizados em cada sessão de treino (força de treinamento).

Antes do inicio de qualquer atividade, principalmente para iniciante, temos que fazer uso das medidas e avaliações ou mesmo de uma anamnese simples com perguntas diretas e objetivas por parte do profissional de educação física, e respostas honestas por parte do futuro praticante.

Na prática, devem-se criar condições organizacionais no treino e preparar o organismo para que o mesmo, seja treinado de maneira gradativa, controlada ou periodizada. Almejamos sempre um mínimo de agressão aos sistemas orgânicos.

A dor muscular tardia, o desconforto sobre as articulações e tendões, deve ser a menor possível, assim como transitória.

A organização para o controle sobre os treinos diários é a peça chave, para que haja o desenvolvimento de uma conduta de coerência fisiológica, durante e após a aplicação dos métodos e formas de treinamento.

As mesmas só serão bem aproveitadas e desenvolvidas se forem galgadas sobre o alicerce da ciência e do bom senso.

O treinamento é dividido em fases ou períodos definidos previamente como: básico, adaptativo, específico e de transição.

Cronograma básico de treinamento

Atenção!

Qualquer profissional da Educação Física, que é responsável por treinamentos, quer sejam contra resistência, esportivos variados ou mesmo no personal training, possui o dever em conhecer perfeitamente, as bases organizacionais dos treinos e os princípios do treinamento desportivo.

É imperativo que seja feito pelo professor responsável, um programa de trabalho periodizado (organizado previamente) para cada aluno (personalizado).

Se o seu professor não se preocupa com este detalhe, que é de suma importância para o bom e pleno desenvolvimento de seu treinamento, você pode estar caminhando a passos largos em direção ao fracasso ou mesmo a lesões momentâneas e ou crônicas.

Atitudes de descontrole ou desorganização são características de pouco ou nenhum conhecimento teórico, por parte do seu preparador físico.

Por isso procure sempre ajuda de profissionais idôneos!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook