Atualizado em: 13 maio 2010

Moodle Unisinos

Para quem não sabe Moodle (Modular Object Oriented Distance Learning) é um sistema gerenciamento para criação de curso online. Esses sitemas são também chamados de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) ou de Learning Management System (LMS). O moodle é um software livre de apoio à aprendizagem, pode ser instalado em várias plataformas que consigam executar a linguagem php tais como Unix, Linux, Windows. MAC OS. Como base de dados podem ser utilizados MySQL, PostgreSQL, Oracle, Access, Interbase ou ODBC.

publicidade:

Seu desenvolvimento é de forma colaborativa por uma comunidade virtual, a qual reúne programadores, designers, administradores, professores e usuários do mundo inteiro e está disponível em diversos idiomas. A plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente de suporte à Educação a Distância, mas também como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento de professores. Os professores acabam substituindo em deixar xérox na faculdade e optam por enviar arquivos para uma grande quantidade de emails de seus alunos, ele apenas tem que ter uma disciplina criada no moodle para “pendurar” lá os arquivos de texto que os alunos devem ler para o acompanhamento da matéria. É uma solução fácil, que não exige muitos conhecimentos técnicos do professor e nem mesmo do aluno.

A Unisinos foi a vencedora do edital para desenvolvimento de conteúdo do ambiente de aprendizagem virtual do SESI. A iniciativa envolve cerca de dois milhões de alunos e 400 mil professores. Entre as principais atividades desenvolvidas pela universidade estão a adaptação do conteúdo da metodologia SesiEduca para o ambiente de ensino web e a elaboração de um guia de orientação para especialistas e tutores em ensino à distância. Serão desenvolvidos também 30 mil objetos de aprendizagem como conteúdo adicional de enriquecimento para as disciplinas de ensino fundamental e médio do SesiEduca, bem como 20 mil questões para auto-avaliarão referentes às disciplinas curriculares das quatro últimas séries do ensino fundamental e médio de jovens e adultos.

A TV Unisinos será responsável pela produção, roteirização, captação edição e finalização de 2.250 vídeos de estúdio e 1.150 vídeos de reportagem, além de produção e tratamento de 03 mil fotos e produção de 1.800 animações 2D e 3D.

Se informe no site da UNISINOS sobre os cursos disponíveis e faça você também uma faculdade, mesmo que a distância.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook