Atualizado em: 16 novembro 2009

Modelo de entidades e Relacionamentos

Modelo de entidades e Relacionamentos

Em um sistema de informação o modelo de entidades e relacionamentos é um modelo meio que abstrato dos dados a serem inseridos em todo o sistema. Sua representação gráfica é feita por um Modelo de Entidade Relacionamento, mais conhecido pelos programadores como MER ou ainda como DER (Diagrama de Entidade Relacionamento).

publicidade:

Essa ferramenta ajuda a administrar e planejar o banco de dados de um sistema de informação, que também pode ser conhecido como software ou sistema de gerenciamento. Os programadores precisam entender sobre banco de dados e usar as ferramentas assim que precisar, assim como o “Modelo de entidades e relacionamentos”.

Sem esse “modelo” o programador não consegue desenvolver o seu sistema, seja ele desktop ou online. Nele estão descritas todas as tabelas, campos, entidades e todos os outros componentes de um diagrama que representa um banco de dados. É usado na programação e é ensinado e explicado com mais detalhes em um curso especifico na área da informática.

Uma tabela é ligada à outra dependendo do tipo de relação que ela tem com outra. É um assunto um pouco complexo para quem nunca viu nada sobre. Faça uma busca no Google Imagens com as palavras-chaves “Modelo de entidades e Relacionamentos”. Você encontrará vários modelos. Confira um exemplo logo abaixo.

modelo

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook