Atualizado em: 14 fevereiro 2011

Modelo de carta de correção

No nosso dia a dia precisamos emitir muitos documentos para obter diversas coisas. Muitas vezes algumas empresas acabam cometendo alguma irregularidade nos documentos fiscais, devido a falta de tempo ou devido a outros contra tempos que acabam acontecendo no decorrer do dia. Muitas vezes por falta de atenção ou da correria, alguém que é responsável pela fabricação de tais documentos comete o erro.

publicidade:

A correção desses erros em documentos fiscais é uma prática muito utilizada na rotina de empresas, que visam corrigir os erros que estão presentes nos documentos fiscais que foram emitidos. As empresas fazem isso por meio de uma carta de correção para regularizar o erro que foi cometido na emissão de um documento fiscal. Essa prática foi permitida de acordo com o AJUSTE SINIEF nº 1, de 30 de março de 2007, aprovado pelo Decreto nº 51.801, de 09 de maio de 2007.

A utilização dessa carta de correção é permitida desde que o erro não esteja relacionado com variáveis que determinam o valor do imposto, como base de calculo, alíquota, diferença de preço, quantidade, valor da operação ou da prestação. Também não será permitida se estiver relacionado com data de emissão ou de saída e correção de dados cadastrais que implique mudança do remetente ou do destinatário.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook