Atualizado em: 21 outubro 2010

Métodos de Alfabetização


Ensinar a ler e escrever quem nem sequer sabe unir as letras. Um desafio e tanto para quem se propõe a ser educador. Mas, sabia que há vários modos de alfabetizar uma pessoa? Há inúmeras formas de lhes apresentar o mundo das letras.

São as conhecidas técnicas. Com elas, é possível inserir um iletrado no mundo da literatura e ainda fazer um bom estudante em qualquer área do conhecimento. Ler para saber; saber para entender o mundo a sua volta.

publicidade:

Técnicas

As técnicas de alfabetização são bem variadas e podem ser de acordo com a necessidade de cada pessoa, levando em consideração suas facilidades bem como as suas limitações do aprendiz.

Tem o mais tradicional que é o método soletrativo, em que o aluno aprende   o nome das letras nas formas maiúscula, minúscula, manuscrita, etc, a seqüência do alfabeto e a combinar as letras entre si, formando sílabas e palavras.

Há também o método silábicos em que o aluno aprende inicialmente a sílaba, a combinação entre elas e chega à palavra. E há os fonéticos em que o aluno aprende inicialmente os sons das letras isoladas e depois reúne em sílabas que formarão as palavras.

Escolha

O educador deve ver qual destas técnicas vai facilitar a vida dos seus alunos. E assim, ensiná-los e ver o mundo de uma forma diferente, pelo mundo das letras.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook