Atualizado em: 2 março 2012

Maus tratos a animais é crime – Saiba como denunciar

Os maus tratos a animais são considerados como crime, caso ocorra, o ato poderá levar o autor para a justiça, tendo que pagar multa e até mesmo ser preso.
Você Sabia?
A rinha ou briga de galo, é o termo que designa, no Brasil como a luta de galos, uma atividade ilícita que envolve apostas e por extensão, o termo também é usado para designar o local onde estas brigas ocorrem, também denominados de renhideiro, rinhadeiro ou rinhedeiro!
Maus tratos a animais é crime - Saiba como denunciar (2)

Seja amigo, e não um monstro para o seu animal (Foto: Divulgação).

Durante muitos anos, as pessoas sempre buscaram resolver algumas situações como por exemplo, as situações sobre a questão dos maus tratos a animais, algo considerado crime se não sabe!

Denuncie os maus tratos

  • Sempre que possível, as pessoas procuram se atualizar em informações que por fim, estão sempre ajudando em vários sentidos, é claro, dependendo do que você queira saber, é importante que esteja a frente sobre tudo o que for preciso.
  • Na questão dos maus tratos a animais, não importa quais sejam eles, estejam certos de que qualquer ação que irá deixá-lo ferido, ou deixando-o em estado em que comprometa a saúde do mesmo, é considerado crime!
  • Durante muito tempo, as pessoas vem tomando algumas atitudes em que não se deva ter, ou seja, são coisas não aceitas pelo sistema, algo que possa condenar o autor pela atitude, isso mesmo seja batendo, prendendo e mau tratando o animal de forma abusiva, enfim, isso vai além do pecado e falta da compaixão que um ser humano possa ter.
  • Casos de maus-tratos a animais e de danos ao meio ambiente em  podem ser denunciados na ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente. O serviço criado pela Prefeitura no mês de fevereiro com o intuito de conscientizar a população já registrou 70 chamadas.
  • Todos devem ter alguma situação de maus tratos a animais para citar não é mesmo! Coisas que estão diariamente sendo mostradas através da TV, dos Jornais e Revistas de todo o mundo. De acordo com pesquisas,  “A maioria dos registros é relacionada ao abandono e à falta de cuidados com animais como cachorros, terrenos com mato alto, queimadas e podas irregulares”.
  • Se não sabem, há maneira legais de se criar animais, mas, caso encontre algum problema ao estar com ele durante há algum tempo em sua residência e por fim, deseja doar ou entregar para alguém que irá cuidar mais do que você possa, a melhor maneira de se fazer isso, é buscar ajuda através do telefone da prefeitura de sua cidade, ao ligar, eles lhe indicarão o melhor local para que você vá entregar o seu animal, tudo para que ele não seja mau tratado.
  • Há opções em determinados lugares no qual você tem a oportunidade de entregar o seu filhotinho, e assim, poderá deixá-lo em boas mãos, onde todos os cuidados serão tomados com relação a saúde do animal. Há maneiras de se contratar serviços de ONG´s que estão espalhadas por todo o país.

Não pensem vocês, que para se ter um animal de estimação em casa, é como se você tivesse um livro na estante, que pode mudar para onde quiser, colocando de um lado para o outro, sem dar água, comida ou lavar, diferente dos animais, onde você deve fazer de tudo para tratá-lo da melhor maneira possível.

publicidade:

Como denunciar

Maus tratos a animais é crime - Saiba como denunciar

Nunca jamais, tente colocar a vida de um animal em risco, você poderá pagar caro por isso (Foto: Divulgação).

De acordo com informações de Karem Scheid, advogada e responsável pela ONG Onda – Organização Nacional de Defesa Animal, de Cachoeirinha (RS), muitas situações de maus-tratos não são denunciadas e, por isso, não chegam sequer ao conhecimento das associações de proteção animal.

Para que o problema acabe, se caso você perceba algo próximo de onde mora, é simples, procura o serviço de proteção aos animais, onde você receberá todo o auxílio de quem o atender, com isso, o problema dever ser solucionado e o animalzinho viverá em paz em algum outro lugar que não seja com o seu dono ruim e que o mau trata e tem outro detalhe, qualquer pessoa pode fazer um B.O (Boletim de Ocorrência) junto à delegacia de polícia mais próxima ao local do fato.

No último caso citado, o responsável pelos maus tratos deve ser identificado e seu endereço deve ser registrado. Outra maneira de denunciar é encaminhar o caso a uma associação ou ONG de proteção animal. A denúncia pode também ser enviada ao Ministério Público de Urbanismo e Meio Ambiente uma@mp.sp.gov.br.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook