Atualizado em: 9 junho 2010

Marinha do Brasil – Cursos

A Marinha do Brasil é uma das três forças armadas do país, ao lado do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira, sendo responsável pela condução das operações navais em geral.

publicidade:

A Marinha Brasileira é a maior marinha da América Latina, o seu patrono é o Marquês de Tamandaré.

O Comando da Marinha é o órgão da União responsável pela Marinha do Brasil.

O órgão nasceu em 10 de junho de 1999 através da extinção do Ministério da Marinha e sua respectiva transformação em Comando.

Está diretamente subordinado ao Ministro da Defesa e é comandado por um almirante-de-esquadra nomeado pelo Presidente da República.

Muitos jovens sonham em seguir carreira na Marinha do Brasil ou simplesmente fazer um curso ou trabalhar de alguma forma na Marinha.

A marinha mercante é o conjunto das organizações, pessoas, embarcações e demais recursos voltados às atividades marítimas, fluviais e lacustres de âmbito civil. A marinha mercante constitui o ramo civil da marinha do Brasil.

A missão primordial da Marinha é garantir a defesa da Pátria juntamente com as demais Forças Armadas.

Para o cumprimento de sua missão constitucional a Marinha deve preparar e aplicar o Poder Naval. Cabe ainda à Marinha, como missão secundária, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pelo Presidente da República.

Como o Brasil não possui um órgão exclusivo para organizar, fiscalizar e orientar a Marinha Mercante e policiar a costa brasileira e águas interiores, ela também exerce o papel de “Guarda Costeira”.

Curso

O Concurso Público da Marinha Mercante para todo o Brasil estará com o período de inscrições aberto até o dia 18 de Junho de 2010, dando 25 chances de emprego para o cargo de Oficial de Máquinas.

As vagas são destinadas ao sexo masculino e feminino.

Como candidatar-se:

Os interessados devem se inscrever via Sedex para o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar, Departamento de Cursos, localizado na Rodovia Arthur Bernardes 245, Pratinha, Belém, Pará, CEP: 66.816-900.

A taxa de inscrição é R$50,00.

Não existem notícias sobre a data das provas.

Fiquem de olho que assim que soubermos de novidades colocaremos aqui em primeira mão.

Boa sorte!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook