Atualizado em: 9 março 2012

Mappin – História e Lojas

A rede Mappin quebrou em 1999, deixando um passivo de R$ 1,2 bilhão e 4.500 trabalhadores desempregados, por fim, de acordo com informações, poderá voltar a ativa até 2013!
Você Sabia?
As casas Bahia, para quem não sabe, foi fundada em 1952, em São Caetano do Sul, SP, pelo imigrante polonês Samuel Klein, que iniciou como mascate vendendo produtos de porta em porta, e como os seus clientes eram retirantes baianos daí o nome da empresa.
Mappin - História e Lojas

Foto Divulgação: (Loja Mappin há muitos anos atrás, onde tudo começou).

Mappin, uma das empresas que mais marcou a história das pessoa no Brasil, inclusive, milhares delas, ainda devem ter móveis guardados em suas residências, ou seja, na época em que o Mappin funcionava em São Paulo, muitos compravam os produtos.

A História

  • Sem dúvidas, durante muitos anos as pessoas sempre tiverem esta loja como a melhor opção de compra, por mais que hoje, existem outras maiores, para a época, a melhor eram as lojas Mappin.
  • Tendo vários anos de história, o Mappin começou o seu trajeto no ano de 1774 na Inglaterra, na época, quando nascia a loja, já tinha acabado a Revolução Industrial.
  • Seguindo como pequenos empreendedores, as famílias de comerciantes Mappin e Webb inauguraram na cidade de Sheffield uma sofisticada loja de prataria e artigos finos, logo após, quando se mudaram para Londres, e depois para Buenos Aires em novembro de 1913, os irmãos ingleses Walter e Hebert Mappin fundaram a Mappin Stores na 15 de Novembro, quando São Paulo possuía apenas 320 mil habitantes, para atender a aristocracia cafeeira.
  • Sempre que as pessoas falam em lojas de móveis e eletroeletrônicos, sem dúvidas, os mais velhos já lembram das lojas Mappin, uma das que mais se houve falar, mesmo que já se tenham, passados muitos anos.
  • O Mappin é o precursor do crediário, ou seja, vem oferecendo aos clientes a possibilidade de fazer suas compras a prazo.

Mappin - História e Lojas

Foto Divulgação: (Loja Mappin).

Altos e baixos

Em 1929, a crise do café abalou a economia de São Paulo, nesta caos, acabou atingindo sensivelmente os bolsos dos paulistanos, e é claro, consequentemente, as lojas e comércios grandes como o Mappin, teve um abalo.

publicidade:

No início da década de 30, o Mappin colocou etiquetas com preços nos produtos em suas vitrines, considerado como uma atitude audaciosa naquela época, mas por fim, tratava-se de uma estratégia para atingir os consumidores de uma classe mais popular.

Em 1982, o Mappin, passou a ter o nome por Cosette Alves, alguns ano seguintes, em 1996 o empresário Ricardo Mansur assume o controle do Mappin que contava com 12 lojas, e por fim, nos seus últimos anos de vida o Mappin teve o lamentável encontro com a crise, a má administração que culminaram com sua falência em 1999.

Em 1999, durante a administração Ricardo Mansur, a empresa acabou falindo, junto com as lojas Mesbla, que haviam sido incorporadas ao Mappin em 1996, e no mesmo ano de 1999, o Grupo Pão de Açúcar, por meio do Extra Hipermercados, assumiu a loja na Praça Ramos de Azevedo, cujo prédio pertence à Santa Casa, com a bandeira “Extra Mappin”, sendo abandonada logo em seguida.

No ano de 2003, a loja foi fechada sob a alegação de possuir baixa rentabilidade, não compensando os custos de manutenção do ponto de venda, e que a loja não atendia mais aos “padrões de qualidade que devem fazer parte de todas as bandeiras do grupo. Pra finalizar, temos que ressaltar que, esta sim, foi uma das lojas que mais colaborou em seus preços e nas vantagens de se comprar materiais para imobiliar a casa.

De acordo com o site wikpédia, no dia 3 de junho de 2009, Ricardo Mansur, último proprietário da rede Mappin, considerou reabrir novamente a rede,  inclusive tendo encaminhado pedido ao juiz de seu processo de falência e tenta captar dinheiro com investidores internacionais. No entanto, em 12 de novembro de 2010 aconteceu um leilão judicial, e a marca Mappin, avaliada em R$ 12 milhões, foi arrematada pela rede de Lojas Marabraz por menos da metade do preço, no qual, de acordo com a nota, ela dede voltar à ativa até 2013!


Lojas

O Mappin marcou época na cidade de São Paulo. Durante os 86 anos em que atuou em São Paulo, foi uma das pioneiras do comércio varejista. Algumas filiais do Mappin foram abertas, sendo elas as seguintes, em 1969 – Rua São Bento/ 1977 – Avenida São João: a primeira de São Paulo a ter estacionamento próprio/ Em 1984 – Itaim Bibi/ 1987 – Shopping Mappin ABC, a primeira loja fora da capital/ 1991 – Shopping Center Norte, Shopping West Plaza e Shopping Morumbi/ 1991 – Criada a TV Mappin: venda de produtos por telefone/ 1993 – Shopping Jardim Sul.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook