Atualizado em: 17 junho 2013

Maiores Mitos relacionados à Terceira Idade

Para envelhecer com qualidade, é essencial manter a prática de exercícios físicos e uma boa alimentação
Você Sabia?
Que geralmente se considera que a pessoa a partir dos 60 anos está na Terceira Idade!
Mitos e verdades da 3ª idade

A perda da visão do idoso é um dos mitos mais comuns na terceira idade

Com a expectativa de vida dos seres humanos aumentando devido aos avanços da medicina e a melhoria da infraestrutura das cidades, cada vez mais as pessoas estão vivendo mais e já encontramos pessoas que estão com 70, 80 e até 90 anos e ainda estão vivendo no meio da sociedade e da família e que querem os seus direitos à cidadania respeitados.

Mas muitas famílias e até órgãos governamentais ou não veem a terceira idade como uma doença ou uma limitação. Claro que com o passar dos anos já há algumas limitações físicas, devido aos desgastes do corpo, mas se a pessoa tiver acesso a atividades físicas, mentais e à saúde, nada impede que ela exerça atividades produtivas e de lazer até idade bem avançada.

publicidade:

Maiores Mitos relacionados com a Terceira Idade

1 – As pessoas mais velhas ficam esquecidas: Somente ficam esquecidas as pessoas que com o passar dos anos não procuram aprender algo novo e se manter informados das novidades que estão acontecendo no mundo, pois o cérebro precisa de estimulo para um bom funcionamento.

2 – As pessoas da terceira idade não precisam mais de exercícios físicos: Claro que a partir dos 30 anos há um decréscimo na capacidade pulmonar/cardíaca das pessoas, mas pode-se diminuir e muito esse processo se nos dedicarmos aos exercícios físicos, que ainda evitam que muitas doenças como a osteoporose se instalem no idoso.

3 – As pessoas da terceira idade não gostam ou não sabem mais se divertir: Muitos pensam que a terceira idade tem de ser chata, sem graça em frente a TV com chinelos, que a pessoa deve ficar dentro de casa. Só que os clubes de terceira idade estão aí para nos desmentir, com seus bailes, excursões, bingos, concursos de beleza,entre um infinidade de atividades.

4 – As pessoas da terceira idade tem depressão: Claro que se a pessoa ficar em casa, não se sentindo mais útil à família, sem atividades físicas, sentindo a diminuição da sua força muscular, sem amigos e amores, vai entrar em depressão. Mas como já foi dito acima a pessoa na terceira idade precisa fazer exercícios físicos e sair para se divertir tanto nos clubes da terceira idade como em outro grupos onde se sinta bem, pois o importante é ter uma agenda de atividades e compromissos.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook