Atualizado em: 18 junho 2012

Conheça os benefícios, nutrientes e perigos da Maionese

Saiba quais são os benefícios e perigos que a maionese tem a oferecer, veja algumas das informações, conheça seus benefícios e veja quais nutrientes contém.
Você Sabia?
As maioneses industrializadas, diferente da que fazemos em casa, o valor calórico muito baixo pois ela é feita corretamente com ingredientes e conservantes mais saudáveis quando vamos fazer a receita caseira.
Conheça os benefícios, nutrientes e perigos da Maionese

Foto: Divulgação.

Existem vários mitos e verdades quanto a maionese, algo no qual muitos falam, porém nem sempre estão cientes do que realmente acontece.

A maionese e seu benefícios

Conhecido como um molho aproveitável para muitos pratos de culinária, a maionese, é sem dúvidas, algo que muitos gostam, mas por outro lado, as pessoas não a comem por nada.

publicidade:

O molho é conhecido desde há muito tempo na cozinha europeia e a cidade de Maó (Mahón) em Menorca, nas ilhas Baleares, e por isso ganha a origem do nome.

Há vários tipos de maionese hoje em dia, mas a real maionese, sem que haja sabor de outros alimentos, são o ovo, óleo de oliva o limão, vinagre e sal, muitos conhecem maioneses com sabor de atum, presunto e frango, algumas até mesmo com pedacinhos de verduras.

– A real da maionese é que ela contém apenas os ingredientes citados no início, existem é claro alguns temperos que são frequentemente utilizados são a mostarda forte, alho, pimenta do reino e suco de limão, em contar que ela é rica em vitamina E.

Seus nutrientes

Mesmo que muitos digam algo a mais sobre a maionese, sem dúvidas, ela podem de fato nutrir e dar sustança para quem a consome, ainda mais quando comemos aquela salada de maionese.

Existem várias marcas de maionese, são umas melhores do que as outras, e isso acontece com vários alimentos. No caso da tradicional e industrial, ela contém nutrientes como óleos vegetais, água, ovos, limão ou vinagre, e contém gorduras de boa qualidade, poliinsaturadas e monoinsaturadas, além de ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e ômega 6.

Perigos que a maionese pode oferecer

A maionese é sem dúvidas um alimento saudável, porém, é algo que poderá trazer problemas para alguns, algo como provocar que uma espécie de bactéria que provoca gastroenterite cause septicemia e febre entérica, se não sabem, é um molho que contém ingredientes de origem animal (ovos), e é suscetível à presença de Salmonellas.

Realmente a maionese e um alimento que está presente na lista dos vilões da saúde, mas ao contrário do que muitos pensem, a maionese pode, sim, fazer parte de uma alimentação saudável, isso dependendo da maneira em que é fabricada pela indústria, pois, hoje em dia, há lugares onde elas são fabricadas com ingredientes naturais, sendo a fonte de gorduras boas, vindas do óleo vegetal e essenciais para o bom funcionamento do organismo.

– Quanto a maionese caseira, esta sim pode ser prejudicial a saúde, podendo causar problemas como o colesterol pois é preparada com uma quantidade maior de ovos e óleo, e apresenta mais calorias e colesterol, para saber detalhes clique aqui!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook