Atualizado em: 17 fevereiro 2011

Machado de Assis: A Cartomante | Análise e Resumo

Machado de Assis ficou conhecido como um dos maiores escritores de contos como A Cartomante, que foi publicado na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 1884. Após isso, o conto foi incluído no livro “Várias Histórias” e em Contos: Uma Antologia.
O conto A cartomante conta a história de um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. O nome se dá devido a existência de uma cartomante charlatã, que conta o que vai acontecer de modo previsível. A cartomante pode ser considerada outra personagem devido a sua grande influência no conto. A história se inicia com Camilo negando acreditar n cartomante e sempre aconselhando Rita sobre suas previsões “furadas”. A cartomante se torna uma personagem enigmática, que não tem seu nome revelado, característica das obras de Machado de Assis. Ela se destaca como uma personagem que ludibria as personagens principais. Rita acredita que a cartomante poderá resolver todos os seus problemas, mas no fim, Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo, no fim do conto, depois de muito desespero também recorre a tal cartomante, pois seu caso com Rita está prestes a ser desmascarado, então a cartomante acaba o iludindo da mesma forma que ilude todos os outros. A cartomante usa termos difíceis e metáforas para passar uma imagem de sábia para as pessoas. Camilo, após se consultar com a famosa e enganadora cartomante, resolve ir ao apartamento de Rita, aonde a encontra morta e acaba sendo morto também pelo seu amigo, Vilela, que descobriu o caso entre eles e o esperava com a arma nas mãos.

Machado de Assis ficou conhecido como um dos maiores escritores de contos como A Cartomante, que foi publicado na Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, em 1884. Após isso, o conto foi incluído no livro “Várias Histórias” e em Contos: Uma Antologia.O conto A cartomante conta a história de um triângulo amoroso entre Vilela, Rita e Camilo. O nome se dá devido a existência de uma cartomante charlatã, que conta o que vai acontecer de modo previsível. A cartomante pode ser considerada outra personagem devido a sua grande influência no conto. A história se inicia com Camilo negando acreditar n cartomante e sempre aconselhando Rita sobre suas previsões “furadas”. A cartomante se torna uma personagem enigmática, que não tem seu nome revelado, característica das obras de Machado de Assis. Ela se destaca como uma personagem que ludibria as personagens principais. Rita acredita que a cartomante poderá resolver todos os seus problemas, mas no fim, Rita crê que a cartomante pode resolver todos os seus problemas e angústias. Camilo, no fim do conto, depois de muito desespero também recorre a tal cartomante, pois seu caso com Rita está prestes a ser desmascarado, então a cartomante acaba o iludindo da mesma forma que ilude todos os outros. A cartomante usa termos difíceis e metáforas para passar uma imagem de sábia para as pessoas. Camilo, após se consultar com a famosa e enganadora cartomante, resolve ir ao apartamento de Rita, aonde a encontra morta e acaba sendo morto também pelo seu amigo, Vilela, que descobriu o caso entre eles e o esperava com a arma nas mãos.

publicidade:

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook