Atualizado em: 4 outubro 2010

José Serra – Biografia

José Serra nasceu em São Paulo, em 19 de março de 1942, é um economista e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

publicidade:

Serra nasceu numa pequena casa de quarto e sala, geminada a outras 24, numa rua sem saída, onde o filho tinha que dormir na sala.

Seu pai, semi-analfabeto, que era vendedor de frutas no Mercado Municipal, evitava que o filho o ajudasse, deixando-o se concentrar nos estudos.

Serra, entretanto, eventualmente ia trabalhar na banca de frutas.

Mudaram-se depois para uma casa maior, de dois quartos, numa rua sem asfalto no mesmo bairro, ao lado de uma fábrica.

Quando o filho já estava no científico (atual ensino médio), mudaram-se para um apartamento alugado no bairro do Ipiranga.

Apesar dos ganhos modestos de uma família de classe média baixa, foi o suficiente para que o filho chegasse à faculdade sem precisar trabalhar.

Mudaram-se depois para uma casa maior, de dois quartos, numa rua sem asfalto no mesmo bairro, ao lado de uma fábrica.

Tendo feito curso pré-vestibular junto com o último ano do científico, ingressou, em 1960, no curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – (Poli-USP).

Em 2006 foi eleito governador do estado de São Paulo, sendo até hoje o único eleito em primeiro turno.

Ocupou o cargo de governador do estado no período de 1 de janeiro de 2007 até 2 de abril de 2010, quando renunciou ao cargo para se candidatar pela segunda vez à Presidência da República.

Serra já exerceu também os mandatos de deputado federal constituinte (1987-1991), deputado federal (1991-1995) e senador (1995-2003), os cargos de secretário de Planejamento de São Paulo (1983/1986), ministro do Planejamento e Orçamento (1995-1996), ministro da Saúde (1998-2002) e ainda prefeito de São Paulo (2005-2006).

José Serra foi candidato à Presidência da República pela coligação PSDB-PMDB em 2002, tendo sido derrotado no segundo turno por Luís Inácio Lula da Silva.

Serra é o candidato do PSDB à Presidência da República nas eleições de 2010, depois de ter se tornado o único pré-candidato do partido diante da desistência oficial de Aécio Neves (PSDB-MG), anunciada em 17 de dezembro de 2009.

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

José Serra nasceu na capital paulista, no bairro da Mooca, filho único de Francesco Serra (falecido em 1981), imigrante italiano (originário de Corigliano Calabro, Calábria) e de Serafina Chirico Serra (falecida em 2007), brasileira filha de imigrantes italianos.

Concorrendo pela terceira vez para dirigir a Prefeitura de São Paulo, Serra acaba eleito no 2º turno com cerca de 3,3 milhões de votos, derrotando Marta Suplicy do PT, que tentava a reeleição.

Dois anos depois, lançou-se candidato ao governo do Estado de São Paulo.

Acabou por sair-se vencedor no primeiro turno, ultrapassando os 12 milhões de votos.

O filho do imigrante italiano Francisco Serra deixaria o posto no dia 31 de março de 2010 para tentar alcançar, pela segunda vez, a presidência da República.

Boa sorte neste segundo turno ao candidato José Serra!

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook