Atualizado em: 1 setembro 2010


Intranet PM MG

A Polícia Militar de Minas Gerais PMMG tem por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no Estado de Minas Gerais.

No Brasil, são denominadas de polícias militares as forças de segurança pública das unidades federativas e do Distrito Federal que têm por função primordial a realização do policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública.

Segundo o texto constitucional as Forças Militares Estaduais são forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social.

Os seus integrantes são denominados de militares dos Estados e do Distrito Federal, assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga dentre todas as Polícias do Brasil, com 235 anos de existência. Segundo ensinam os historiadores, a corporação tem a sua origem no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho do ano de 1775, no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, o qual tinha como missão guardar as minas de ouro descobertas na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana.

O patrono da Polícia de Minas Gerais é Alferes Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, e que serviu no Regimento Regular de Cavalaria de Minas.

Todos os anos, no aniversário de sua fundação, a Polícia Militar de Minas Gerais concede a sua mais alta comenda, a Medalha Alferes Tiradentes, às autoridades civis e militares que se destacaram por suas atuações junto à sociedade.

Atualmente, nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais conta com aproximadamente 48.000 integrantes, sendo a segunda maior Polícia do Brasil.

A Academia de Polícia Militar de Minas Gerais (APM-MG) localiza-se em Belo Horizonte/MG e é a responsável pela formação, treinamento e aperfeiçoamento dos oficiais e praças da Polícia Militar.

Endereço

Rua Diábase, 320 – Bairro Prado

Intranet

A Intranet da PMMG fica no endereço eletrônico www.intranetpm.mg.gov.br e nele os Policiais Militares encontrarão informações internas da corporação.

É só colocar seu nome de usuário e senha e navegar a vontade!


Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook