Atualizado em: 6 janeiro 2011

O que é Gráficos Ponto Cruz?

Bordar. Uma terapia para muitas mulheres, uma forma de ganhar a vida para tantas outras. E o Ponto de Cruz é uma técnica de bordado que tem estas duas utilidades.

publicidade:

O QUE É?

O ponto de cruz é uma forma popular de bordado me que são utilizadas puntadas  que ficam em forma de equis.

Entre outras puntadas, tem as as de ¼, ½, ¾ e de ponto atrás. O ponto de cruzse faz em tecidos lisos, mas também pode ser feito tecidos de trama não uniforme, que se retira fio por fio ao finalizar o bordado.

Seu grande diferencial está na grande possibilidade de elementos que oferece como bordar cenefas, desenhos, quadros, alfabetos, etc. E estes recursos se aplicam tanto ao bordado propriamente dito como quem deseja fazer ponto de cruz sobre tapeçarias.

A mais importante característica do ponto de cruz é sua grande possibilidade de esquemas e desenhos em multidão de tecidos, aplicando-se, entre outros, em colchas, panos, roupas de cama e toalhas.

TRADIÇÃO

O ponto de cruz é uma das técnicas mais antigas de bordado. Veio da Ásia e eram feitas com seda bordados com um ponto muito similar no ponto de cruz, que se remontam aos 850 d. C. Mas, o ponto de cruz, como se é feito hoje, surgiu na Europa durante a Idade Média.

No ano de 1500 começaram a surgir os gráficos de ponto de cruz com modelos de temas típicos e recorrentes com decorações de flores, animais e símbolos como cruzes, cálices e pombas. As teias sobre as que se bordavam eram para bordar com linho, seda e até mesmo lã.

Nos bordados populares da Europa Oriental e Central é característico o ponto de cruz em duas dimensões (sem sombras) com desenhos geométricos e florais, normalmente trabalhado com fios de algodón sobre Lino.

MATERIAL

Para se fazer Ponto de Cruz é preciso que se tenha: tecido, agulhas especiais para o ponto de cruz, agulha com ponta afiada. E também, para casos artesanais, um material chamado bastidor para quem opta por bordarem pé.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook