Atualizado em: 16 março 2011

Google Chrome muda seu logotipo

google-chrome-new-logo-hi-resO site especializado em tecnologia, Engadget, comentou sobre a mudança na semana passada sem aviso prévio ou explicação oficial, do logotipo do Chrome, o navegador de código aberto da Google.

Ele mantém o esquema de cores e agora tem apenas duas dimensões. Todas as indicações são de que a reforma se deve a razões estéticas consistentes com uma ideia de modernidade. No que tem sido chamado a guerra dos navegadores, cada detalhe é importante. A competição é muito dura.

publicidade:

O novo logo parece estar disponível apenas na versão para desenvolvedores, que não é mesma que baixamos normalmente. A versão para desenvolvedores não é estável, tem algumas falhas e é divulgada para que usuários possam testá-la, relatar os erros para a Google de forma que sejam corrigidos antes da versão final ser liberada para o público. Esta é uma prática usual quando se trata de softwares.

Outro fator importante é o fato de que um logo em duas dimensões é mais facilmente reproduzível numa variedade muito maior de meios. Desde uma página na Internet até uma camiseta.

A guerra dos navegadores já era algo que esperávamos desde á época em que a última batalha entre o Netscape e o Internet Explorer foi vencida por este último.

Agora os rivais tem poder de fogo e a Microsoft não tem mais as mesmas vantagens do passado. O Chrome tem um arsenal de recursos a sua disposição, como recursos financeiros e mentes criativas. Cada navegador tem seus pontos fortes que são rapidamente copiados pelos seus rivais.

O vencedor desta guerra é há muito conhecido: o usuário. Cada vez mais estes produtos são melhor concebidos, ficam mais estável e seguros. Então estamos com sorte, porque um dos programas que você usa, o navegador, tem melhorado constantemente e pasmem: é gratuito!

Você pode baixar as versões em desenvolvimento nesta página.

Você também vai gostar disso:

Conte-nos o que achou da matéria usando o facebook